Paraíba Restaurant Week 2023
João Pessoa e Bananeiras vão se transformar nos pólos da gastronomia nacional entre os dias 19 de outubro e 19 de novembro. A capital paraibana e a cidade do Brejo recebem, ao longo dos 32 dias, a 5ª edição da Paraíba Restaurant Week, festival gastronômico que reúne os maiores e mais renomados restaurantes e chefs da Paraíba.
Na Restaurant Week, festival internacional criado em Nova Iorque que se transformou no maior evento da área no Brasil, os restaurantes participantes desenvolvem menus especiais a preços competitivos, abrindo espaço para os talentos da culinária local e democratizando o acesso à alta gastronomia.
Após quatro anos de muito sucesso, a 5ª edição do festival na Paraíba será a maior já realizada no estado: vai envolver duas cidades e reunir 50 restaurantes participantes.
“Desde 2019, adquirimos muita experiência e construímos um histórico de sucesso, e esta edição é um grande reflexo disso: será a maior edição de todas, em termos de quantidade de restaurantes – na última edição foram 33, nesta temos a expectativa de 50 participantes – e de dias de festival, pois passamos de 24 para 32 dias”, explica Marina Sá, realizadora da Restaurant Week Paraíba 2023.
Neste ano, os restaurantes participantes vão oferecer dois menus para o público: o Menu Week, com almoço a R$ 59,90 e jantar a R$ 69,90; e o Menu Plus, menu reservado para restaurantes de ticket médio mais alto em que o almoço custa R$ 79,90 e o jantar, R$ 89,90.
Ambos os menus incluem uma experiência com entrada, prato principal e sobremesa. A lista completa de restaurantes participantes será divulgada em breve.
Festival vai beneficiar Casa da Criança com Câncer
Além de promover o acesso à alta gastronomia por preços atraentes, a Restaurant Week mais uma vez retorna com ações de impacto social que já são marca registrada do festival. Nesta edição, o evento vai beneficiar a Casa da Criança com Câncer, organização fundada em 1997 que oferece suporte a crianças do interior do estado que estão em tratamento oncológico.
“Ser um ator de alto impacto social é uma das principais preocupações da Restaurant Week. Neste ano, todo o público que consumir os menus em um dos restaurantes participantes será convidado a realizar uma doação para a Casa da Criança com Câncer. As doações são coletadas pelos restaurantes e repassadas diretamente para a instituição beneficiada ao final do festival”, explica Marina.
Restaurant Week tem parcerias de peso no cenário local e nacional
Ao longo dos 32 dias do festival, a Restaurant Week contará com o apoio especial de estudantes de gastronomia, que terão a oportunidade única de estagiar nos principais restaurantes participantes e aprender com os melhores chefs da Paraíba. É o projeto Estágio Week, realizado em parceria com a faculdade Uninassau.
“Essa é uma ação muito especial, em que damos oportunidade aos estudantes de aprender com restaurantes profissionais, com grandes chefs, já no início de sua carreira”, avalia Marina.
A Restaurant Week conta com grandes marcas de peso que acompanham o projeto desde a primeira edição, como a PBGás, que apresenta o festival, a São Braz e o Banco do Nordeste.
Uma das grandes novidades na edição 2023 do festival é a parceria com o Grupo Henriques Crispim (GHC), empresa que desponta como destaque no ramo da construção civil na capital paraibana e que será a anfitriã da grande festa de lançamento para imprensa e convidados da Restaurant Week.
O evento de lançamento do festival, que vai ocorrer no dia 18 de outubro na sede da GHC, na orla de Cabo Branco, reunirá os nomes mais importantes da imprensa, gastronomia e sociedade paraibana.
“A Restaurant Week é um projeto que traz benefícios para todos os envolvidos: é extremamente positivo para a gastronomia local, tem uma causa social muito robusta, no Estágio Week temos a vertente educacional – e, claro, para os consumidores é uma grande oportunidade de conhecer ou revisitar os melhores restaurantes no estado”, conclui Marina.