Raridade em Milão
Uma exposição pública da única escultura conhecida de Leonardo da Vinci foi aberta, no dia 24 de novembro, no Palazzo delle Stelline, Institut Français, em Milão, adjacente ao convento Santa Maria delle Grazie, que abriga a pintura “A Última Ceia” de da Vinci.
Maior especialista em Leonardo da Vinci, o autor e professor Ernesto Solari fez a apresentação da exposição, proclamando: “Graças à escultura Cavalo e Cavaleiro, o governador Charles d’Amboise retorna a Milão pela primeira vez em mais de 500 anos“. Muitos especialistas concordam que a escultura, criada em 1508 por Leonardo da Vinci, é um modelo para um monumento muito maior, nunca concluído, a d’Amboise, seu amigo íntimo e patrono.
Participaram das cerimônias de abertura da exposição os proprietários de obras de arte James Petty e Rod Maly de Las Vegas, Nevada. “Essa exposição é apenas a terceira exibição pública da escultura de bronze original junto com o molde original que tornou essa criação possível“, declarou o sr. Petty. “Faz sentido compartilhar esse trabalho maravilhoso com os cidadãos de Milão, onde Leonardo da Vinci criou a obra Cavalo e Cavaleiro e demonstrou, repetidamente, seu gênio como inventor, cientista e artista“, acrescentou o sr. Maly.
A exposição ficará aberta até 22 de dezembro de 2016.