“Palavras Permanecem”
Poesia e música dão o tom do episódio inédito da série exclusiva “Palavras Permanecem”, na Quinta do Pensamento, 23, às 23h. Em cena, o encontro do poeta, compositor e filósofo Antonio Cicero com o artista pop Arnaldo Antunes. Ao longo do programa, eles revelam as semelhanças e as diferenças de seus respectivos processos de criação e refletem, juntos, sobre composição poética. Ao final do episódio, Arnaldo Antunes e Antonio Cicero apresentam uma parceria inédita e exclusiva.
“Palavras Permanecem” é uma série documental dirigida por Renata Druck e produzida pela bigBonsai com exclusividade para o Curta! através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE. Em cada um dos seis episódios, duplas de artistas brasileiros se encontram e conversam sobre seus processos criativos. O resultado é um panorama da intimidade desses artistas com performances inéditas e exclusivas. Além de Arnaldo Antunes e Antonio Cicero, participam da série Mariana Lima, Felipe Hirsch, Mariana Aydar, Nuno Ramos, Liniker, Gabriel Mascaro, Marcelo Gomes, José Miguel Wisnik e Ná Ozzetti.
Ainda na Quinta do Pensamento, 23, só que mais tarde, às 23h30m, estreia com exclusividade no Curta! a série inédita na TV brasileira “O Legado da Coruja”. Produzida pelo Arte France, tradicional canal público franco-alemão, e dirigida pelo cineasta francês Chris Marker, a série apresenta a herança da Grécia Antiga na civilização ocidental. A coruja, animal que simboliza a busca por conhecimento, aparece como um símbolo dessa jornada. São 13 episódios que abordam os seguintes temas: Simpósio, Olimpíadas, Democracia, Nostalgia, História, Matemática, Logomarca, Música, Cosmogonia, Mitologia, Misoginia, Tragédia e Filosofia. Ao longo da série, o espectador é confrontado com a origem dessas palavras na Grécia Antiga e com a sua relevância para a criação e persistência das noções de Ocidente e de Europa.
E a história continua em foco nesta semana no canal com a estreia do documentário “O Desmonte do Monte”, na Sexta da Sociedade, 24, às 22h30. Com narração de Helena Ignez, Negro Leo e Marcus Alvisi, o filme investiga a história do desmonte do Morro do Castelo devido a interesses imobiliários, um acontecimento concluído em 1924, mas extremamente atual. Além de trazer as motivações por trás dessa decisão do governo da época, o longa aborda também a lenda do tesouro que estaria armazenado no local e conta com trechos de “O Subterrâneo do Morro do Castelo”, escrito por Lima Barreto, uma das poucas vozes que defendeu publicamente a permanência e vida do Morro do Castelo de São Sebastião. Primeira direção da produtora Sinai Sganzerla, que também assina a pesquisa e o roteiro, “O Desmonte do Monte” foi produzido com exclusividade para o Curta! através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine.
Na Quarta de Cinema, 22, às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” traz uma seleção de atrizes renomadas do cinema, do teatro e da TV. A sessão começa com Fernanda Montenegro em “A Dama do Estácio”, filme do cineasta Eduardo Ades que conta ainda com os atores veteranos Nelson Xavier e Joel Barcellos no elenco. No filme, Fernanda Montenegro vive Zulmira, uma prostituta obcecada pela ideia de que vai morrer. Em seguida, Jacqueline Laurence, Letícia Sabatella, Marcélia Cartaxo e Yara Jamra estrelam “Dente por Dente”. Dirigida pela cineasta Alice de Andrade, a comédia narra uma tumultuada história de amor entre um dentista-poeta e uma jovem traumatizada por consultórios dentários. O elenco conta ainda com Evandro Mesquita, Ney Latorraca, Pedro Cardoso e Sérgio Mamberti. Encerrando a faixa, Alice Braga está em “Uma Vida Inteira”, dos diretores Bel Ribeiro, Ricardo Santini. Baseado na crônica “O Salto”, de Antônio Prata, o filme revela tudo que pode acontecer entre a primeira noite de um casal e a premonição do fim do relacionamento.
Juliana Rojas e Marco Dutra, dupla de diretores e roteiristas do cinema nacional aclamada no Brasil e no exterior, estão no episódio da série “Projeções”, que irá ao ar na Quarta de Cinema, 22, às 23h35. No programa, os realizadores de “As Boas Maneiras”, vencedor de prêmios no Festival do Rio e no Festival de Locarno, na Suíça, revelam detalhes sobre a parceria criativa e falam sobre terror e elementos de gênero em produções como “Lençol Branco”, “Um Ramo” e “Trabalhar Cansa”. A série “Projeções” é uma produção do Itaú Cultural gentilmente cedida ao Curta! que busca tratar do mais recente cinema brasileiro, em seus diferentes gêneros e formatos.
Na Terça das Artes, 21, às 22h15, o Curta! exibe “Bernardes”, documentário sobre a vida e a obra do arquiteto Sérgio Bernardes. A
Na Segunda da Música, 20, às 20h, a série “Cale-se” esmiúça os trabalhos das vozes femininas durante a Ditadura Militar. Através de apresentações históricas e outras produzidas especialmente para a atração, o público será apresentado ao repertório vetado pelos censores e suas motivações mais surpreendentes. Imagens da época e depoimentos de compositores coibidos, artistas exilados, advogados, jornalistas e pesquisadores trazem à tona os bastidores do cerceamento artístico no fim da década de 1960 e início dos anos 1970. A série “Cale-se” conta com oito episódios e é dirigida por Marcus Fernando.