Outubro Rosa
A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) aderiu, pelo sétimo ano consecutivo, ao movimento mundial contra o câncer de mama “Outubro Rosa”. Durante todo este mês, a fachada da sede da Seção Judiciária paraibana, em João Pessoa, e da Subseção Judiciária de Campina Grande ficarão iluminadas com a cor rosa. Além disso, algumas ações educativas serão realizadas para lembrar a todos da importância do diagnóstico precoce para o combate à doença que acomete, principalmente, as mulheres em todo o mundo.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 60 mil novos casos de câncer de mama, a cada ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco registros ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam as chances de desenvolvimento da doença são fatores ambientais, comportamentais, da história reprodutiva e hormonal, genéticos e hereditários.
O movimento “Outubro Rosa” foi criado nos Estados Unidos, em 1997, como forma de incentivar o autoexame e o diagnóstico precoce da doença. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.