É mito!
Profissional bastante requisitado em São Paulo e com clínica em João Pessoa, o nutrólogo esportivo Bruno Cosme esclarece, aos leitores do RCVIPS, dúvidas a respeito do mito que gira em torno de emagrecer comendo a cada 3 horas. Confira:
“Muitas pessoas acreditam que comer mais refeições leva ao aumento da taxa metabólica, de modo que seu corpo queime mais calorias no total. É verdade que o corpo gasta certa quantidade de energia na digestão e assimilação dos nutrientes de uma refeição. Isto é denominado de efeito térmico dos alimentos. Em média, o efeito térmico dos alimentos é algo em torno de 10% da ingestão total de calorias. No entanto, o que importa é a quantidade total de calorias consumidas, não quantas refeições você come. Comer seis refeições de 500 calorias tem o mesmo efeito exato como comer três refeições de 1000 calorias. Resultando em um efeito térmico em média de 10%, ou 300 calorias gastas em ambos os casos. Ou seja, os alimentos que você come possuem calorias e o seu corpo queima calorias para digeri-lo e assimilá-lo“, comenta Bruno.
“Vários estudos mostram que o aumento ou diminuição da frequência de alimentação não tem nenhum efeito sobre o total de calorias queimadas. Não existe evidencia cientifica que comprove que comer de 3 em 3 horas irá fazer você emagrecer mais do que se você comer de 5 em 5 ou 6 em 6 horas a mesma quantidade total de calorias. Isso é mais um daqueles mitos que se propagam até se tornarem verdades absolutas. O que não quer dizer que você não possa comer de 3 em 3 horas. Eu particularmente faço isso, pois sinto fome a cada 3 horas, mas é perfeitamente possível você emagrecer comendo a cada 5 horas desde que as refeições estejam equilibradas e segundo suas necessidades. Algumas pessoas não sentem fome a cada três horas e o simples fato de ter que pensar e planejar uma refeição a cada três horas pode se tornar um empecilho para a adesão ao plano alimentar“, completa.