Novembro Azul
Estudos da The Lancet Commission revelam uma realidade alarmante: a incidência de câncer de próstata no mundo deve dobrar até 2040. No Brasil, em 2023, a doença tirou a vida de 17 mil brasileiros, uma média de 47 homens por dia, segundo informações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Urologia. Neste cenário, ações que incentivam a prevenção e conscientização são poderosas aliadas na luta contra a doença.
Ciente da importância desse movimento e em apoio à campanha do Novembro Azul, o Grupo Henriques Crispim organizou ações de conscientização sobre a saúde masculina em seus canteiros de obras, localizados na cidade de Conde e em João Pessoa. As palestras, realizadas nas obras da nova sede do grupo, da GHC Log e do Artus Vivence – primeiro empreendimento da construtora –, foram conduzidas pelo psicólogo Elvis Costa.
Durante as visitas, Elvis explicou a importância de realizar exames periódicos e destacou a necessidade de vencer qualquer resistência ou preconceito em torno da prevenção. Com uma abordagem acolhedora e informativa, o psicólogo também falou sobre os sintomas, redes de apoio, médicos especialistas e a realidade do cenário oncológico.
Segundo o profissional, ainda há certa resistência entre os homens em falar sobre o assunto, mas essas iniciativas buscam desconstruir preconceitos e abrir espaço para uma conversa honesta sobre a prevenção. “O conhecimento é essencial, principalmente quando se trata de saúde. Tenho observado um aumento dessas ações no ambiente corporativo e acredito que teremos um quadro de colaboradores protagonistas da saúde, que serão exemplos em suas famílias na quebra de tabus e preconceitos,” afirmou.
Além das ações do Novembro Azul, o Grupo Henriques Crispim tem seguido o calendário nacional de campanhas de saúde, e já realizou também ações no Setembro Amarelo e Outubro Rosa. Para Ticiana Moura, gerente de Gente e Gestão do Grupo Henriques Crispim, essas ações demonstram o comprometimento e a responsabilidade da empresa com o bem-estar de seus colaboradores. Segundo ela, os reflexos dessas campanhas vão além do ambiente de trabalho e impactam também as famílias dos funcionários. “Promover a conscientização sobre a importância do autocuidado pode salvar vidas e influenciar positivamente o bem-estar físico, mental e emocional dos colaboradores, multiplicando esses benefícios para suas famílias,” destacou Ticiana.