Natal com Jazz
O Natal com Jazz já virou tradição da capital paraibana para quem gosta de curtir um “after” depois da ceia natalina após a meia-noite, festejando com as amizades até o dia amanhecer. O evento, que acontece desde 2008 em diversos espaços da cidade, neste ano é realizado no Praiô Beach Club, à beira-mar da Praia do Seixas. A festa começa à meia-noite do dia 24 (terça), véspera de Natal, e tem como atração o grupo de jazz Néctar do Groove e os projetos eletrônicos Furmiga Dub (foto) e Caixa de Marimbondo, além de discotecagem com Luiza Areas. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos antecipadamente em www.sympla.com.br/torohmusic.
A noite começa com discotecagem natalina-tropical com a DJ Luiza Areas. Logo em seguida, sobe ao palco a Caixa de Marimbondo, que surge inicialmente como projeto solo do multi-instrumentista Lucas Dan, em 2018, com objetivo de unir a poesia popular, o acordeon e os beats eletrônicos. Em 2019 o projeto torna-se coletivo com as participações de Jader Finamore (na guitarra baiana e trompete), Daniel Jesi (no baixo e beats) e Cassicobra (na percussão orgânica e digital). As sonoridades propostas permeiam o forró e o universo da música tradicional nordestina brasileira, a cumbia, o reggae e o jazz.
Atração do Natal com Jazz desde sua primeira edição, em 2008, a Néctar do Groove não poderia ficar de fora dessa celebração. Com 13 anos de formação, o grupo apresenta uma sonoridade que passeia por diversos estilos musicais como o baião, afrobeat, salsa, samba, jongo e funk, tendo sempre o jazz como pano de fundo. Formado pelos músicos suíços Stephan Tomas (saxofone) e Peter Buller (percussão) e os paraibanos Victorama (bateria), Thiago Sombra (contrabaixo), Cristiano Oliveira (viola de dez cordas) e Marcelo Macedo (guitarra), a Néctar é conhecida pelo seu show dançante, fazendo o público balançar com um espetáculo de improvisação e cores em forma de som.
Fechando a noite, Furmiga Dub traz o encontro da cultura popular com a música eletrônica contemporânea. O projeto do músico e produtor paraibano – atualmente residente em São Paulo – Fabiano Formiga, é fortemente influenciado por ritmos regionais como coco de embolada, ciranda, caboclinho e maracatu rural nas suas composições, e faz da união destes e outros ritmos de raiz com as batidas efervescentes da bass music uma ferramenta de resgate e propagação do cancioneiro regional para novos públicos. Em 2019 lançou o álbum “FurmigaDub e Mestres da Paraíba” juntamente com 4 mini-documentários com esses mestres e mestras da cultura popular paraibana que participam do disco, lançado recentemente em vinil.