Moda inverno por João Freire
Chegou a hora de tirar os casacos do armário! A estação mais fria do ano está entre nós e, mesmo com as temperaturas mais amenas em boa parte do Brasil, o Inverno 2020 apresenta diversas tendências específicas para o universo da moda. Consultor de estilo e expert no assunto, João Freire (eleito um dos 25 homens mais bem vestidos pela revista GQ Brasil), listou tudo que os homens precisam saber para manter o estilo e bom gosto na hora de se vestir. Cores, estampas e acessórios que já são hit estão entre suas dicas.
“O inverno 2020 é quase que majoritariamente pautado nos monocromáticos, dando ares de ‘farm boy’. Tons de verde (militar oliva), terrosos (cáqui, areia) e avermelhados com rosáceos (ou que vão para esse lado, como o bordô) foram intercalados com azuis-marinhos, cinzas e pretos em degradê”, explica João, que destaca ainda que os cintos de correntes sobrepostos em blazer e casacos são tendências que devem aparecer quando o assunto é acessório: “seguem nessa lista também as bolsas em variadas formas: com estampa liberty modernizada, formatos improváveis como latas de leites, maxi em tons bem acessos e bags mais sofisticadas”.
Xadrez é tendência atemporal
Estampa coringa no look dos homens no inverno, o xadrez é apontado por João como uma tendência atemporal e deve permanecer para este inverno: “É um ótimo aliado ao visual todo neutro. Porém há maneiras mais descoladas de usá-lo: o mix de estampas, por exemplo. Com abstratas, geométricas e até tie dye são boas opções.”
Jaqueta jeans é peça fundamental
O consultor de estilo destaca ainda uma ‘lição fashion’ exibida por Kanye West no clipe ‘FourFive’: “Jeans nunca sai de moda. É clássico, é icônico com os Beatles”.
Para João, jaquetas jeans já se consolidaram como uma necessidade em qualquer guarda-roupa. “Entretanto, focando nas jaquetas estilizadas – oversized e, na sua grande maioria destroyed, além das customizadas com street art (Rômulo DeuCria é referência no Brasil) e até com lavagem colorida em tons pastéis, podemos indicar as sobreposições com moletons e associação a peças de alfaiataria, dois truques de styling que devem ser explorados”, indica ele.
Quarentena pede looks confortáveis
João também pensa na moda para quem está em casa, especialmente nas peças home-office, isolados por conta do coronavírus. Para ele, pijamas também são opções fashion. “O confort entrou em cena com maiores possibilidades de adesão, além do mood sporty. Podemos destacar os moletons com gorros e as jogging pants, peças queridinhas dos amantes do streetwear com referências gringas, como os rappers”, ressalta.
‘Ousar nas cores não requer técnica, mas sim coragem’
Por fim, João Freire fala sobre homens que gostam de fugir das cores mais escuras no inverno e acreditam que moda é inovar sempre. Ele auxilia: “Ousar nas cores não requer técnica, mas sim, coragem de sair da zona de conforto. Comece com um exercício simples, inserindo tons de cartelas opostas, por exemplo: uma camisa laranja e uma calça marsala. Assim como um blazer azul-claro com uma calça lavanda, garantiriam um visual de sucesso. A técnica só é adquirida com repetições cada vez mais ousadas e logo você estará um expert em color blocking.”
Saiba mais sobre João Freire:
Com apenas 29 anos, João Freire já se tornou um dos nomes queridinhos da moda e consultoria de imagem no Brasil. O paulista, que estudou em Nova York, com passagem como personal shopper da rede de lojas Saks Fifth Avenue, vem ganhando notoriedade em tudo que faz envolvendo luxo e bom gosto. Ele é empresário e influenciador digital, especialista em viagens, além de assinar uma coleção de joias para Marisa Clermann há seis anos, com peças usadas por nomes como Alok, Adriane Galisteu e Sabrina Sato.
Apaixonado por viagens e um dos influenciadores mais procurados no assunto, João Freire já viajou mais de 22 países. Entre seus lugares favoritos ele destaca: Nova York, Florença, Paris e St. Barths.