Mercado de luxo em expansão
A expectativa de desenvolvimento da economia nacional não é das melhores. A previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) caiu pela quarta vez consecutiva. De acordo com o boletim Focus, realizado pelo Banco Central, a estimativa é de alta de 1,16%, enquanto que na pesquisa anterior a expectativa era de 1,24% no PIB de 2014.
Ao contrário das perspectivas para a economia brasileira, de um modo geral, o mercado de luxo comemora a fase de expansão. Segundo pesquisa do Centro Padrão de Inteligência (CIP), divulgada na Revista Catarina, o mercado de luxo cresceu 33% no Brasil em 2013 e no restante do mundo apenas 4%. A MCF Consultoria estima que nos próximos anos o setor cresça entre 16% e 22%.
Com o bom momento do mercado, as empresas têm investido em milhares de artigos de luxo, além de serviços e diferenciais que sejam atrativos aos públicos A, AA e AAA. Produtos de grifes nacionais e internacionais, como perfumes, bolsas, sapatos, jóias, bebidas e artigos de decoração são apenas alguns dos itens mais consumidos pelos que se enquadram nesse padrão.
O público está cada vez mais exigente e não é só no ramo da moda e beleza que o mercado de luxo se expande. A construção civil de todo o país tem se preparado para atender a demanda desses compradores, com diferenciais de luxo e detalhes que se adequam ao seu padrão de vida e consumo.
O Nordeste tem recebido boa parte dos investimentos, tendo em vista os valores mais acessíves de terrenos e, consequentemente, um melhor preço no final da venda em comparação a grandes centros, como São Paulo. A faixa litorânea da região também é uma das vantagens, já que um apartamento na orla do Rio de Janeiro custa um valor bem mais alto que um semelhante na orla de João Pessoa, situação que torna o Nordeste alvo de investidores de todo o país.
De acordo com João Pina Ferreira, diretor da JCP Construções e Incorporações S/A, que é responsável pela construção do empreendimento de luxo Solar Tambaú, o setor está em plena expansão e a Paraíba é um dos principais alvos dos compradores. “Diferentemente do Rio de Janeiro e São Paulo, o Estado da Paraíba tem preços mais acessíveis mesmo no mercado de luxo. Essas vantagens e benefícios tecnológicos – a exemplo da automação residencial – oferecidas por imóveis como o Solar Tambaú são alguns dos principais atrativos de compradores, já que eles investirão bem menos e com uma qualidade equivalente ou superior”, revela.