Reduto
Londres é a cidade com mais milionários, seguida de Nova Iorque e Tóquio, segundo um relatório da New Wealth World, que revela ainda que Genebra e Zurique têm o maior número de milionários em percentagem de habitantes.
De acordo com o estudo existem quase 340 mil habitantes na capital britânica com um valor líquido superior a 1 milhão de dólares (cerca de 765 mil euros), excluindo o valor da sua residência.
Nova Iorque e Tóquio, com 300 mil e 226 mil milionários, respectivamente, ocupam os restantes lugares no pódio, que tem ainda Singapura, Hong Kong, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Cidade do México e São Francisco nos dez primeiros lugares.
Apesar de Portugal não ser mencionado no relatório da New Wealth World, o número de milionários aumentou 3,4%. Mesmo com um cenário recessivo o número de portugueses com mais de 765 mil euros subiu para 10.750, mais 350 que em 2011. São Paulo é a única cidade de um país lusófono apresentada no estudo, aparecendo em 15.º lugar, com 84.200 milionários, representando quase um terço do total dos brasileiros com mais de 750 mil euros.
O estudo revela ainda que, comparando o número de milionários com o número de cidadãos do país, a maior densidade destes indivíduos com um valor líquido superior um milhão de dólares, encontra-se em Genebra, Zurique e Singapura.
Entre os países que têm duas ou mais cidades entre os 30 maiores destinos de milionários estão os Estados Unidos (7), a Alemanha (3), a China, o Japão e a Suíça, estas últimas com duas cidades.
Não existem, afirma o estudo, cidades africanas ou do Médio Oriente entre as 30 cidades com mais milionários, sendo Istambul e o Dubai as metrópoles com maior concentração de milionários, com 35 e 26 mil, respectivamente.