Leitura
A escritora Kátia Medeiros e a artista plástica Analice Uchôa convidando o RCVIPS para o lançamento do livro “A Formiguinha Brasileira e a Neve”, a ser realizado nesta sexta-feira (10), às 19h, no hall do Espaço Energisa.
“A Formiguinha Brasileira e a Neve” é uma adaptação da fábula da tradição popular, “A Formiguinha e a Neve” escrita sob a forma de “lengalenga”- palavras que são repetidas em um encadeamento aparentemente sem fim e que teve origem na Península Ibérica e na Ilha da Madeira, encontrando-se também entre os índios tehuanos.
Nessa adaptação se procura recriar essa estória trazendo-a para um cenário brasileiro.
Através de uma linguagem bastante acessível, o livro fala sobre uma formiguinha que morando na selva amazônica brasileira, se sente entediada e quer se aventurar e conhecer o mundo além dos limites da floresta. Ao ouvir crianças turistas do sul do Brasil falando sobre inverno e neve, sente-se atraída por esse desconhecido dela: o frio.
Embarca então numa aventura até a cidade mais fria do país e durante uma nevasca fica presa sob a neve. A partir daí passa a pedir ajuda a vários elementos que surgem durante a história, até por fim implorar a Deus que a tire de lá.
É um livro curto e de fácil leitura, com belas ilustrações da artista Analice Uchôa, especialista em arte Naif, que com seus traços ingênuos, vibrantes e coloridos complementam a narrativa do drama da formiguinha com um apelo especial para as crianças pequenas.