João Pessoa recebe Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo 2019
João Pessoa recebe entre os dias 22 e 26 de abril a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo 2019, que acontece na Fundação Espaço Cultural (FUNESC). O evento anual, que busca discutir o panorama atual da área no país, receberá palestras, mesas redondas, apresentações de pesquisas e mostras de TCC que poderão ser acompanhadas por todo público da área. O encontro é uma realização do IESP Faculdades, em parceria com o Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB) e com a Rede BR Cidades. Entre as atividades se destaca o 156ª Reunião Nacional do Conselho Superior do IAB o evento de maior relevância da entidade.
As inscrições podem ser realizadas através do site: http://saau19.iesp.edu.br
Neste ano, o tema central do encontro será “Morar, viver e [re]existir nas cidades”, que será destrinchado em outros quatro eixos temáticos: Cidades, Memórias, Projetos e Tecnologias. Segundo o coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IESP, professor Pedro Rossi, esse é um debate necessário para a sociedade atual. “Observamos que as dinâmicas na cidade vêm se apresentando de uma forma que há necessidade de formação ampliada do arquiteto urbanista. Há uma deficiência de um perfil profissional que atenda a uma parcela da população que desconhece os serviços do arquiteto”, afirmou.
O professor explicou também que os destaques na programação ocorrem no turno da noite. Na segunda-feira (22), acontece a abertura do evento com a palestra da geógrafa e professora da UNICAMP Arlete Moysés sobre o tema Central. Na terça-feira (23), a palestra da arquiteta e urbanista Tainá de Paula, do Rio de Janeiro, trará a temática da “Cidade, espaço e democracia”. Na quarta-feira (24), acontece a abertura oficial da 156ª reunião nacional da COSU, o evento de maior relevância da entidade. Pela quinta-feira (25) ocorre o encerramento do Cine SAAU BR Cidades, que executa suas atividades no Cine Banguê. O encontro será encerrado na sexta-feira, que terá também a mesa redonda “Arquitetura pós Mariana e Brumadinho”, ministrada pelo professor e arquiteto espanhol Pablo de Soto.
Segundo Pedro Rossi, o cronograma de atividades visa contemplar os principais eixos de discussão da área na atualidade. “A programação foi pensada de maneira a contemplar as mais diferentes visões sobre a questão da moradia no Brasil. Especificamente, com relação ao direito à moradia, as tipologias arquitetônicas de conjuntos habitacionais e as formas de resistência na cidade”, destacou.