João Pessoa no Pint of Science
João Pessoa fará sua estreia no Pint of Science em grande estilo. Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como Mídia, Desenvolvimento Sustentável e Interfaces do Cérebro-Máquina.
A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade dos moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência.
“A ciência chegou aos bares de João Pessoa trazendo não só pesquisadores da cidade, mas também de Natal e Campina Grande, discutindo ciência de forma dinâmica em um ambiente descontraído. As apresentações acerca do pensamento de Nietzsche/Deleuze, ou sobre a interface homem-máquina, possibilitam a troca de informações, mas também de muito conhecimento, mostrando como fazer ciência é acessível, está no nosso cotidiano e apesar de discutida por professores de universidades, vai além de seus muros, algo essencial em tempos de muitos embates e poucos argumentos.”, diz a professora Thaís Gaudêncio, coordenadora do evento.
Outros destaques deste primeiro ano de participação de João Pessoa são a presença dos pesquisadores Edmundo Gaudêncio, Maíra Nunes e Sávio Torres referências nas áreas de Psicanálise, Comunicação e Genética, e o debate Geografia, movimentos sociais e ciência.
A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.
De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.
No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.