“João, o Maestro” estreia no Cinespaço
Esta semana, o Cinespaço tem três estreias, e todas são longas nacionais. “João, o Maestro” é a cinebiografia de João Carlos Martins. Considerado um prodígio no piano, o brasileiro vê sua carreira ganhar o mundo, mas algo tenta tirá-lo de cena. Consolidado como pianista de sucesso, João sofre um acidente que prejudica o movimento da mão direita. Ele não desiste e continua se apresentando apenas com uma mão. Um novo acidente acaba com os movimentos também da mão esquerda, fazendo João se reinventar mais uma vez e retornando ao mundo da música como maestro.
Já a também cinebiografia “Bingo: o Rei das Manhãs” conta a história de Arlindo Barreto, nacionalmente conhecido como o famoso palhaço Bozo. Embora tenha alcançado a fama graças ao personagem, ele mantinha sua identidade em segredo e não era reconhecido como tal. Em paralelo ao sucesso na TV, sua vida pessoal seguia outro caminho: divorciado, afastado do filho e em luto pela morte da mãe, Arlindo se afundou no álcool e na cocaína.
O cinema traz ainda para a programação “Um Filme de Cinema”. Dirigido pelo paraibano Walter Carvalho, o documentário tem o Cine Continental, cinema em ruínas no sertão da Paraíba, como cenário inicial. No filme, diversos nomes da sétima arte, como Hector Babenco, Ruy Guerra, Ken Loach e Gus Van Sant discutem sobre a linguagem cinematográfica, qual a forma de se trabalhar e qual a função dos filmes. Walter gravou o material durante 14 anos e incluiu uma entrevista com Ariano Suassuna e um encontro com o ator italiano Salvatore Cascio, que revisitou locações do clássico “Cinema Paradiso”, de 1988.