Jantar CASA COR PE
Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti reuniram arquitetos, empresários e jornalistas no Boteco Porto Ferreiro, nesta terça (31), para apresentarem a casa onde vai abrigar a CASA COR PE 2016 – que fica em frente ao restaurante – e o projeto para a mostra de decoração, que pelo 1º ano está sob o comando delas. Isabela, aliás, disse que a intenção é ampliar a mostra para além da etiqueta decoração – “Serão 45 dias de evento”, contou, referindo-se ao tempo da abertura, em 22 de setembro, ao fechamento, em 6 de novembro, e às atividades que quer promover, tanto culturais, como apresentações musicais aos sábados e desfiles de moda, quanto de convivência.
O sobrado que abrigará a CASA COR PE deste ano, erguido no século XIX, pertenceu ao empresário e político Othon Lynch Bezerra de Melo, morto em 1949, e estava fechado havia 10 anos. Agora passa por restaurações estruturais. A escada e a claraboia, por exemplo, estão sendo cuidadas por um restaurador especializado. Trinta e nove ambientes serão montados na casa e em sua área externa. O arquiteto Josemar Costa Júnior é o gestor do projeto, que inclui a colocação de rampas de acesso ao térreo e elevador para o 1º andar. Sobre os ambientes, dois planejados para a área dos jardins são bastante inovadores: um é o bangalô de praia todo feito com pré-fabricado, desenvolvido pela ACS com projeto do arquiteto Juliano Dubeux; o outro, uma espécie de casa de vidro que terá uma árvore incorporada à construção, do arquiteto Carlos Fernando Pontual.
Os demais ambientes ainda serão distribuídos aos arquitetos interessados em participar. Zezinho e Turíbio Santos querem ficar com uma sala. Ana Paula Cascão, André Carício e as sócias Márcia Nejaim e Suzana Azevedo flertavam com os espaços, durante a visitação. Por lá também: Carlos Augusto Lira, Romero Duarte, Andréa Calabria, Sandra Brandão, Diogo Viana, Ana Maria Freire e Cláudio Vieira.
Na Paraíba, a mostra CASA COR, sob o comando deste editor e de Cesar Revorêdo, também já está a todo vapor com os preparativos, sediado pela primeira vez no estado.