“Inteligência de dados é chave para o futuro”
O Congresso SIMM! 2024 chegou a João Pessoa em boa hora, impulsionado pelo boom imobiliário que a cidade vem experimentando nos últimos anos. O evento, idealizado pela Datastore, a maior empresa de pesquisa de demanda imobiliária do Brasil, aconteceu na última quinta-feira (10), no Centro Cultural Ariano Suassuna, e reuniu grandes nomes do setor para discutir as principais tendências e oportunidades de crescimento.
Entre os convidados, o empresário Gustavo Galindo, sócio-proprietário da Núcleo Consultoria Imobiliária, foi um dos destaques no evento com o painel “Estratégias de Desenvolvimento de Empreendimentos Imobiliários”.
Gustavo Galindo participou de um debate mediado por Glauco Morais, fundador da Plano83 Consultoria Imobiliária, ao lado do arquiteto Ricardo Nogueira e de Valney Vitoriano, diretor comercial da Construtora Engemax. Durante a conversa, o empresário abordou a evolução do mercado imobiliário em João Pessoa e reforçou o potencial da cidade para competir de igual para igual com as principais capitais do país. “A nossa capital não deve nada a nenhuma das demais do Brasil, nem fora dele. Antigamente, se viajava para São Paulo buscar inspiração, e hoje João Pessoa recebe visitantes para se inspirar na nossa arquitetura, nos nossos produtos e na qualidade das entregas”, disse.
Gustavo também ressaltou a importância de inovar nas práticas do setor para continuar obtendo resultados expressivos e citou a importância do trabalho realizado pela Datastore, que atua há 30 anos com pesquisas do mercado imobiliário e fornece informações sobre perfil dos compradores de imóveis residenciais, perfil dos investidores e características mais aguardadas para os novos imóveis, possibilitando um trabalho mais assertivo para quem está no mercado. “Não podemos mais empreender, incorporar, construir e comercializar como era feito antes. Não vamos conseguir ter os mesmos resultados realizando as mesmas coisas. Por isso, o papel fundamental da inteligência de dados”, alertou.
De fato, Gustavo tem explanado sobre essa tendência com frequência. Na última semana, a Núcleo Consultoria Imobiliária reuniu construtores para conversar sobre como a inteligência de dados tem se mostrado uma ferramenta poderosa no mercado imobiliário, ao oferecer diversas vantagens que otimizam processos, aumentam a competitividade e proporcionam melhor experiência ao cliente.
Dados coletados sobre preços, demanda, preferências dos consumidores e zonas de desenvolvimento ajudam as imobiliárias a identificar tendências de mercado. “Com isso, é possível ajustar estratégias de venda, prever valorização de áreas e tomar decisões de investimento mais assertivas”, afirmou Gustavo.
Para o corretor de imóveis em geral, ele indica que, com os dados, as imobiliárias conseguem criar ofertas personalizadas, atendendo às necessidades específicas de cada cliente, aumentando as chances de fechamento de negócios, alinhando marketing, inteligência artificial e conhecimento do mercado.