Ilhas Cayman atraem turistas com gastronomia requintada
Seja para uma pessoa curiosa ou um entusiasta da gastronomia, as Ilhas Cayman combinam uma variedade de sabores, influências e ingredientes para deixar qualquer visitante maravilhado. Com diversos restaurantes, eventos especiais, e claro, belas praias de areia branca e águas azul-turquesa, o destino tem o cenário prefeito para uma experiência que agradará a todos os sentidos do corpo.
A gastronomia é um dos principais atrativos desse arquipélago composto por três ilhas – Grand Cayman, Cayman Brac e Little Cayman – localizadas a apenas uma hora e vinte minutos de voo de Miami. Combinar passeios com um almoço, café ou jantar em alguns dos seus mais de 200 restaurantes é melhor forma de descobrir a cultura local desse destino que ainda é um mistério para muitos turistas brasileiros.
Conhecendo a gastronomia caymanesa
As Ilhas Cayman são definitivamente um lugar para explorar a versatilidade de pratos preparados com frutos do mar, o ingreditente é uma das principais bases da culinária local. A pesca é feita somente para o consumo próprio nas ilhas, o que favorece o frescor e qualidade da carne.
Os mariscos por exemplo, são uns dos principais ingredientes da dieta dos caimaneses, esses grandes crustáceos de textura firme e cor branca, são típicos em cozidos, sopas, bolinhos e ceviches.
Além de frutos do mar, também é possível experimentar carnes preparadas a maneira Cayman Style, onde os temperos são essenciais. A carne é preparada em uma panela grande, onde utiliza-se uma mistura de pimentas da estação, alho, entre outros temperos. Ela é servida geralmente desfiada e acompanhada de diversos guarnições.
Outra receita local clássica é o “Jerk”, uma espécie de churrasco com frango, porco ou peixes, marinados em uma mistura especial de temperos que incluem pimentas vermelhas caribenhas. A carne é mantida no molho por horas e depois cozida no fogo alto por cerca de uma hora, até que comece a desmanchar. O jerk é típico da gastronomia das Ilhas Cayman há décadas e pode ser encontrado em restaurantes por toda a ilha, principalmente acompanhado de um coquetel tropical apreciando a vista e som da animada noite caymanesa.
As Ilhas cultivam diversos legumes e frutas que são utilizados em receitas locais, como por exemplo a naseberry, conhecida em português como “sapoti”, que tem casca marrom e áspera quando está madura. As sementes não são consumidas, mas a fruta tem sabor doce e textura pastosa. Mangas e tamarindos existem em abundância no destino, e são utilizadas em diversos tipos de geleias, sucos, xaropes, balas, e em bolinhos de tamarindo, cuidadosamente cobertos com açúcar granulado antes de serem servidos.
O Swanky é uma das bebidas tradicionais, feita com limões, laranjas nativas e açúcar mascavo. A receita pode ser simples ou complexa; em alguns restaurantes, ela conta com um toque especial, misturando-se também o típico rum das ilhas.
Outro fator que contribui para a riqueza gastronômica das Ilhas Cayman é a imigração, cerca de 30% da população local é formada por estrangeiros, que acrescentam aos pratos típicos diferentes ingredientes, condimentos e propostas gourmet influenciadas pela culinária internacional.