Hoje: abertura de Exposição no Recife
E por falar no artista plástico Arnóbio Escorel, ele inaugurará sua exposição “Recife e o Morro: Cenas Urbanas” nesta segunda-feira (04), das 18h às 22h, no Palácio do Comércio, em Recife. A mostra, com curadoria da jornalista Ana Cláudia Thorpe, estará aberta para visitação de 05 a 10 de dezembro, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Escorel, conhecido pelo estilo primitivista e pela técnica de acrílico sobre tela, apresentará 27 quadros que exploram de maneira vibrante e expressiva o cotidiano das periferias e morros do Recife. O tema recorrente de religiosidade é evidente, destacando o Morro da Conceição e a devoção à Nossa Senhora da Conceição.
Este período escolhido para a exposição não é aleatório; trata-se de uma homenagem intencional à padroeira do Recife e dos pescadores, sendo reforçada pela presença frequente da deusa Iemanjá, orixá feminino regente das águas salgadas, especialmente venerada em dezembro pelo sincretismo religioso brasileiro.
Em meio ao resgate à ancestralidade da raça negra, a exposição se torna uma extensiva homenagem a Iemanjá, sem perder a conexão com Nossa Senhora. Ao contemplar as obras de Escorel, o público pernambucano será tocado pela intensidade dos sentimentos, expressões e cores que compõem o imaginário do artista.