GQ Brasil
“O homem no Brasil tem medo de ousar no estilo para não parecer gay”. A afirmação vem de Oskar Metsavaht, fundador da Osklen e criador mais importante da moda masculina nacional, que está na capa da edição de outubro da GQ Brasil.
Na entrevista à revista masculina, Oskar conta um pouco da sua história: os bastidores da criação da Osklen, que completa 25 anos em 2014, e os desafios que enfrentou para transformar sua marca na única grife brasileira de roupas com butiques espalhadas pelos quatro cantos do mundo. São 62 em solo nacional, além das filiais em Milão, Mykonos, Buenos Aires, Miami, Nova York, Punta del Este, sem contar a terceira loja que será aberta no exigente mercado de Tóquio.
A globalização da marca, aliás, aconteceu antes da tão falada assinatura milionária da sociedade com o grupo Alpargatas, gigante dos calçados proprietário das Havaianas. Com valor de mercado estimado em US$ 400 milhões, portanto quase R$ 1 bilhão, a Osklen é, de longe, o único caso de marca de roupas nacional com real projeção internacional.
“Vim de uma família de médicos e artistas plásticos, empreender nunca foi a minha. Não gosto de ser chamado de empresário, sou um criador” diz Oskar.
A entrevista e ensaio completos podem ser conferidos na edição impressa da revista, que está nas bancas de todo o Brasil.