Giuliana Flores
A importância da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente é amplamente divulgada e vista como necessária. Dentre as várias atitudes que contribuem para a proteção da natureza, uma delas é adotar móveis considerados sustentáveis, isto é, fabricados de acordo com o conceito de ecodesign.
Para isso, devem ser produzidos seguindo normas feitas para evitar que haja agressão ao meio ambiente, desde a extração da matéria-prima, o transporte e até a fabricação propriamente dita. Também não deve ter sido utilizado trabalho infantil nem análogo à escravidão na sua confecção e, ainda, não afetar a qualidade do ar e a saúde.
A madeira pode ser empregada na fabricação de um móvel ecológico, desde que ela seja sustentável. Isso significa que foi retirada da natureza dentro da lei e obedecendo a critérios ambientais. Deve ser certificada por órgãos de proteção ambiental. Pode, então, ser adotada na fabricação de mesas, cadeiras, cômodas, estruturas para sofás e poltronas.
Com o refugo de madeira também é possível criar, além de móveis, objetos decorativos. A cortiça é outro produto ecologicamente correto, que pode ser aproveitado para essa finalidade. É um vegetal retirado de cascas tanto de árvores já cortadas como daquelas com vida, sem necessidade de arrancá-las.
“Sustentabilidade também significa reaproveitar tudo o que for possível. Inclusive móveis. Antes de comprar um novo, vale pensar de que maneira dá para aproveitar o que já se tem. A mesa da sala, por exemplo, pode ficar novinha com uma mão de tinta – neste caso, o indicado é usar tinta ecológica”, comenta Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores.
Em vez de se desfazer do sofá, pode ser interessante reformá-lo utilizando têxteis orgânicos. Outra possibilidade é dar vida nova a guarda-roupas e cômodas, apenas trocando os puxadores, passando verniz ou uma nova mão de tinta ecológica.
São pequenas mudanças que dão cara nova para o mobiliário e ajudam a preservar o meio ambiente.
Sobre a Giuliana Flores
Criada há mais de 25 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Crocs, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Erdinger, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame AQUI nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.