Gestão de crise
Buscar oportunidades, repensar o negócio e planejar o futuro. Essas são algumas dicas do minicurso de gestão de crise lançado pela Belabs, aceleradora criada com mindset sueco. Com o tema “Pequenas empresas: Como Sobreviver em Tempos de Corona”, o mini curso tem o propósito de orientar empreendedores em relação aos impactos causados pela pandemia mundial do novo coronavírus. São quatro episódios com dicas essenciais para pequenas e micro empresas, profissionais liberais e ambulantes que, segundo Marcela Fujiy, co-fundadora da startup, serão os mais afetados. “É preciso tomar algumas atitudes e pensar fora da caixa para tentar contornar a situação delicada que o mundo se encontra. Muito se fala em fluxo de caixa, porém, quando nos referimos a pequenas e micro empresas, sabemos que dificilmente vão passar a crise sem grandes prejuízos”, conta Marcela. Para a empreendedora, proteger a equipe é uma das iniciativas mais importantes no momento. “A equipe é o elo mais importante das empresas, por isso, é essencial dar todo o suporte ao time e se dispor a ajudar, principalmente se há algum efeito da situação atual”, explica Marcela, que acredita no trabalho home office como melhor opção para zelar pela saúde de todos.
Diante do cenário, é necessário aprender a remediar e sobreviver de fato na vida e nos negócios. Segundo Christian Fujiy, co-fundador da aceleradora, rever o fluxo de caixa, trabalhar com o mínimo de estoque possível e negociar prazos com fornecedores são alternativas indispensáveis. “Estamos em um momento delicado que é necessário reduzir os custos e focar no essencial, rever despesas e receitas, focar na folha de pagamento. As grandes empresas, na maioria das vezes, já têm um fluxo de caixa preparado para eventuais imprevistos e passarão pelo período sem grandes perdas, diferente das micro e pequenas”, reforça o empreendedor, que acredita em três vetores essenciais para enfrentar os impactos da pandemia nos negócios – pessoas, processos internos e fluxo de caixa.
Para incentivar as pessoas a enfrentarem os efeitos negativos da pandemia mundial, Maria Clara Magalhães, co-fundadora da Belabs, também acredita em iniciativas essenciais para se manter no mercado. “Criar soluções inovadoras, pensar fora da caixa, estar ativo nas redes sociais, ter o controle financeiro em dia, ser ágil e não perder tempo. Acredito que são dicas que devem ser levadas a diante por todos os empreendedores”, pontua. “Estudar promoções, manter a rede de contatos e compartilhar experiências com outros empreendedores para que um possa ajudar o outro. Neste momento, as vendas online estão com muita força. É necessário enxergar possibilidades no cenário que temos, fazer parceria com outras marcas e fazer vendas cruzadas, por exemplo. Há sim inúmeras oportunidades para enfrentar o impacto da pandemia nos negócios”, ressalta Maria Clara.
Os episódios estão disponíveis no canal “Furacanizando” no link https://www.youtube.com/watch? v=btIkAl7PkaY&list=PLZ- xE3kv6ThJ9wWxc9W1vlRORFcxabM0H
Furacanizando nas redes sociais – Conteúdos importantes, voltados a raiz do empreendedorismo feminino e todo o universo que o circunda são os temas abordados nas redes sociais da Be.labs. Adaptando e tornando assuntos complexos acessível para as redes sociais, a aceleradora cria conteúdo útil e inteligente. No Medium, plataforma de publicações de textos, são abordados os temas mais sérios e densos, em textos mais complexos. No Youtube, descontração, efeitos sonoros e convidados especiais trazem leveza para os vídeos, que falam principalmente dos eventos que os fundadores da startup participam. E no Spotify o programa nomeado “SmartLabs” traz uma série de episódios de 45 minutos nos quais fundadores e convidados discutem variados temas importantes que estão presentes no cotidiano.
Para mais informações sobre a startup o Instagram é o @be.labs e o site www.belabs.org .