Números finais
A organização do Festival do Turismo de João Pessoa fechou os números finais da edição de 2016, realizado na última semana, que comprovam o crescimento do festival ano após ano.
Nos dois dias de evento, circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções de João Pessoa 3424 profissionais de turismo, um acréscimo de 14% em relação ao ano anterior. Outro número, que já havia sido divulgado pela organização, foi o de estandes: 207, um crescimento de 10,1% na comparação com 2015. Destes, 33 eram de expositores internacionais, o que também resultou num aumento de 10% em relação à edição passada.
Do total de profissionais que participaram do evento, 1025 eram agentes de viagens de 15 estados brasileiros. Muitos desses foram trazidos por operadoras e escritórios das seções regionais da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), que realizaram caravanas profissionais.
Outro ponto positivo da edição 2016 do Festival do Turismo foi a comprovação da sua força institucional. A solenidade de abertura do evento contou com a participação do ministro do Turismo, Marx Beltrão, do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, além de representantes governamentais do turismo de vários estados, prefeitos das principais cidades turísticas da Paraíba, deputados federais e estaduais.
Claudio J S Junior, diretor comercial do Festival JPA, destacou a internacionalização do evento, com a participação de mais destinos do exterior, a exemplo da Espanha, que esteve representada pelo Escritório de Turismo espanhol, que apresentou diversos novos roteiros. “O Festival de João Pessoa tem se transformado na maior referência de eventos destinados aos agentes e operadores de viagens do Nordeste. É hoje um dos seis que contam com apoio direto do Ministério do Turismo. O evento é uma excelente oportunidade para os profissionais estreitarem relacionamento, mas, acima de tudo, fechar negócios para o período de alta temporada“.