Festa do Livro Internacional
Com o objetivo de despertar a criatividade das pessoas, a Festa do Livro Internacional da Paraíba (Flit) promove, durante o mês de setembro, três oficinas de abordagem e criatividade em diferentes comunidades do município de Conde. A primeira será realizada no durante todo o sábado (14), a partir das 08h, e no domingo (15) pela manhã, no Quilombo Ypiranga, em Gurugi. As oficinas serão ministradas pelo artista espanhol Javier Quintanilla.
“Por um lado é um exercício quase lúdico, pois se trata de trabalhar se divertindo. Por outro, é uma forma de desenvolver e conhecer as técnicas simples de se fazer livros de arte”. São estas as palavras de Quintanilla ao falar sobre as oficinas de criatividade. A ideia é levar o hábito da leitura ao Quilombo Ypiranga, ao Sítio Tambaba e ao Assentamento Dona Antonia. O objetivo de produzir livros, segundo o artista, é que eles foram, desde a mais remota antiguidade, o veículo de conhecimentos econômico e cultural.
“Foi e continua sendo. Os livros sempre nos ajudaram a adquirir conhecimento. Com ou sem palavras escritas, pois imagens e desenhos são códigos inteligentes que transmitem nosso pensamento, nossas ideias. A escrita foi criada para facilitar a compreensão e a comunicação”, explica.
As oficinas têm como público alvo os moradores das comunidades. De acordo com Anastácia Alencar e Juca Pontes, idealizadores da Flit, não é preciso ser alfabetizado para participar do evento. “Existe uma linguagem que a gente não percebe e que é muito importante para a gente deixar Conde a cidade leitora, junto com nossos parceiros, porque isso a gente não faz só. E é isso que é interessante, porque a linguagem ela existe: a oral, a gestual e tem a linguagem cultural que está no nosso entorno”, pontua Anastácia.
Durante a oficina, Javier Quintanilla vai ensinar técnicas de como fazer um livro ligado à arte. Cada participante vai poder usar a sua criatividade com colagens, desenhos e outras diversas formas artísticas. As próximas oficinas acontecerão no dia 21, no Sítio Tamababa, e no dia 28, no Assentamento Dona Antonia.
FLIT – A Festa do Livro Internacional da Paraíba foi criada para despertar a curiosidade e o interesse pela leitura e pela escrita e aprimorar as demais formas de expressões de linguagem e comunicação no litoral sul paraibano. O evento tem como objetivo tornar o Conde a cidade leitora da Paraíba. Em 2019, a Flit irá acontecer nos dias 07 e 08 de dezembro, no formato de virada multicultural, e conta com uma programação intensa sobre livros, conversações, leituras, performances e exibições, além de contemplar outras manifestações artísticas e culturais. A homenageada desta edição é a escritora Maria Valéria Resende. A Flit é uma realização da 4 Olhos Comunicação Cultural e da 3 Brasis, em parceria com o Sebrae Paraíba, Fecomércio PB/Sesc/Senac e Prefeitura de Conde, com o patrocínio do Bradesco e da Gráfica JB.