Exposição e exibição na praça
A Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba, Fernando Teixeira, começou nesta segunda-feira, 11, com o Cine das Almas, em Itabaiana. O destaque inicial do evento é a exposição itinerante “Cem Pilum — a história do dilúvio” do renomado artista Feliciano Pimentel Lana, da etnia Dessana. A exposição, que permanecerá em Itabaiana por três dias antes de seguir para Juripiranga, onde acontece o Festival Paraíso até o dia 16.
O festival aconteceu no campus do IFPB, de Itabaiana, e contou com abertura de Henrique Nóbrega, diretor geral da instituição. “Para nós, é uma honra muito grande estarmos juntos neste momento, com a presença dos alunos e do corpo docente, prestigiando e valorizando a arte”, disse Henrique.
Durante esse mergulho na rica cosmologia a região do Alto Rio Negro, Amazonas, os visitantes conhecerão narrativas mitológicas do povo Dessana. Thiago Morais, produtor audiovisual responsável pela animação inspirada nas telas de Feliciano Lana, destacou a importância de trazer um pedaço da Amazônia para o Nordeste, fortalecendo os laços culturais e inspirando o resgate de histórias locais. “A exposição está abrindo o festival, trazendo nossa cultura e sonoridade. Espero que esse mergulho motive os participantes a resgatar as histórias do seu povo e sua ancestralidade”, destacou.
A noite – Na parte da noite, a segunda-feira foi repleta de novidade. Com direito a tapete vermelho, a praça da cidade virou cinema a céu aberto. Pessoas de todas as idades prestigiaram as exibições, gratuitas, e aplaudiram a iniciativa. Junto ao público, alguns produtores, diretores e atores das três mostras exibidas: mostra Acunhe, com filmes nacionais, mostra Oxe, de paraibanos e das Almas, com filmes de terror. Autoridades locais também estiveram presentes. “Está é uma grande oportunidade de valorizar o cinema. Temos que lembrar que somos a terra de um grande cineasta, Vladimir Carvalho. Então, não podemos deixar essa arte morrer “, disse o prefeito de Itabaiana, Lúcio Flávio.
A semana do Audiovisual continua com o Cine das Almas em Itabaiana até o dia 13 de março. De 14 a 16 de março o evento continua em Juripiranga com o Cine Paraíso. Toda a programação de filmes, exposições, debates e oficinas é gratuita.