Exposição ‘Arte e Moda’
A Usina Cultural Energisa recebe, partir desta sexta-feira (31), na Galeria de Arte, a exposição ‘Arte e Moda’, da multiartista paraibana Celene Sitônio, em comemoração aos 60 anos de produção artística. A mostra faz parte da programação do Edital Ocupação Usina de Artes Visuais 2023-2024.
Com curadoria de Dyógenes Chaves, a exposição traz mais de 60 obras entre pinturas, desenhos, vestuário, acessórios de moda (bolsas, colares, jóias contemporâneas), fantasias, máscaras, documentação sobre a artista, como projetos, fotografias, esboços e desenhos produzidos entre 1965-2024.
“Celene Sitônio é nossa maior referência das artes visuais da Paraíba (…). Na verdade, a exposição é um pequeno recorte curatorial e não dá conta de uma só vez destes 60 anos dedicados às artes, em especial à moda, ao design têxtil e às artes plásticas, onde tudo começou”, afirma o curado, Dyógenes Chaves.
Com realização do Ministério da Cultura, produção 2ou4, patrocínio do Grupo Energisa (via Lei Rouanet) e apoio Instituto Energisa, o evento tem entrada gratuita e pode ser visitado até 22 de junho, sempre de terça a sexta, das 13h às 18h e aos sábados e domingos, das 16h às 20h.
Sobre a artista
Celene Sitônio, nascida em Triunfo-PE (1939), viive e trabalha em João Pessoa. É artista visual, artesã, designer de moda, estilista, modelista, professora universitária aposentada do Departamento de Artes da UFPB. Estudou desenho artístico em Campina Grande/PB, com o professor Jorge Miranda e foi convidada pelo pintor Raul Córdula, seu grande mestre, para substituí-lo como professora de Técnicas de Pintura, em 1966, no Setor de Artes da UFOB e João Pessoa. A partir daí participa de inúmeras exposições coletivas e individuais, em cidades da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.
Desde 2003 tem participado de eventos nacionais e internacionais: como Estilista Convidada, de todas as edições do Paraíba Fashion Week e do Salão Prêt-à-Porter de Paris, com seus acessórios adornando os looks de quase todos os estilistas no desfile principal. Atualmente trabalha em artes visuais, wearable art (arte para vestir), jóias contemporâneas artesanais e vestuário sob encomenda (trajes para concursos de beleza, fantasias de carnaval e roupas em couro costuradas à mão).
Serviço
Exposição – “Arte e Moda” da artista Celene Sitônio
Abertura: 31 de maio, às 22h
Local: Usina Cultural Energisa – Galeria de Arte
Visitação: até 22 de junho, sempre de terça a sexta, das 13h às 18h e aos sábados e domingos, das 16h às 20h.
Entrada gratuita