Excelência na gestão

André Penazzi, CEO do Setai Grupo GP, foi um dos palestrantes principais do Inova Cooperar 2025, evento sobre cooperativismo promovido pela Unimed João Pessoa, Sistema OCB-PB e Sicredi Evolução. O encontro aconteceu na tarde da última sexta-feira (14), no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
André integrou a mesa-redonda “Gestão de Excelência: Eficiência Operacional, Equilíbrio Financeiro e Sustentabilidade”, mediada pelo jornalista Luís Torres. O debate reuniu personalidades de diferentes segmentos, como Érika Marques, reitora do Centro Universitário Uniesp; José Carneiro, diretor da J. Carneiro; José William, sócio-diretor do Grupo Conserpa Enger; e Rômulo Montenegro, professor universitário e empresário rural.
Durante sua participação, André enfatizou que a transparência dos processos dentro de um ambiente de negócios é um dos pilares necessários para se construir uma gestão de excelência. “Todo líder e gestor precisa implantar uma cultura de transparência, ética e honestidade nos negócios, onde todas as pessoas que participam do processo da construção da empresa, do organismo, da entidade pública, tenham contribuições efetivas neste processo claro”, destacou. Ele lembrou que, no Setai Grupo GP, essa filosofia fez com que se tornasse a primeira empresa da construção civil da Paraíba auditada por uma das maiores auditorias globais. “Isso faz com que seja uma empresa sempre apta à abertura de capital, facilita parcerias e garante um ambiente de negócios mais sólido e progressista”, completou.
Ao ser abordado o conceito de Triple Bottom Line — modelo de avaliação empresarial que considera as dimensões social, ambiental e econômica — André defendeu a importância do equilíbrio entre lucro e responsabilidade ambiental.“O lucro é fundamental para qualquer instituição, é motivante, e a partir dele, nós conseguimos contribuir ainda mais com fatores de devolução para o próprio planeta. Nos nossos empreendimentos, além de designs pensados para pessoas e por pessoas, buscamos compensar a área ocupada com fachadas verdes, devolvendo à cidade o equivalente ao espaço natural que foi transformado. Esse equilíbrio entre retorno financeiro, meio ambiente e bem-estar das pessoas são os pilares que fortalecem qualquer empresa e qualquer pessoa dentro do nosso ecossistema humano”, opinou.
O desafio de empreender no Brasil – Por fim, ao ser questionado sobre o empreendedorismo no Brasil, André compartilhou um conselho para quem deseja ingressar no mundo dos negócios.“Ser um jovem empreendedor não é fácil. É preciso resiliência, dedicação e comprometimento contínuo. Aprendi muito com minha mãe, que é médica — ela não tem dia nem hora para trabalhar e, acima de tudo, não pode errar. O empreendedorismo exige essa mesma responsabilidade e entrega”, finalizou.