Saúde e qualidade de vida
Uma escultura de areia chamará a atenção, no próximo sábado (14), na Praia do Cabo Branco, para os males causados pelo tabagismo. A ação está sendo organizada pelo Comitê de Controle do Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB), que é formado por várias instituições, a exemplo da Unimed João Pessoa, dentro da programação comemorativa do Dia Estadual de Controle do Tabagismo (15 de março).
O escultor paraibano Alcelines dos Santos esculpirá na areia, nas proximidades do Busto de Tamandaré, um corpo humano, expondo os órgãos do tórax, destacando os pulmões, que são os mais afetados pela fumaça do cigarro. Além da escultura, a ação inclui testes de capacidade respiratória (espirometria), distribuição de material informativo e apresentações de dança. A programação terá início às 7h30.
De acordo com o Comitê de Controle do Tabagismo, 19,2% das pessoas com mais de 15 anos fumam na Paraíba, o que corresponde a cerca de 550 mil. Destas, 2,5 mil morrem precocemente. Os números colocam o Estado como o terceiro do Brasil com maior número relativo de fumantes. Apenas o Acre e o Rio Grande do Sul têm um percentual mais alto.