Prata
Em sua primeira participação em um campeonato de fisiculturismo, Edilson Nascimento trouxe para a Paraíba a medalha de prata na categoria Men´s Physique – até 1,78m. A conquista foi na Copa Rei da Praia 2014, realizada no dia 1º de fevereiro, em Vitória (ES). A categoria prioriza a simetria e definição dos músculos e não apenas o volume. “É uma categoria nova no Brasil, tem dois ou três anos, e permite que mais atletas possam competir”, diz Edilson, que conquistou o segundo lugar entre 34 atletas, perdendo apenas para Thulio Wanderley – atleta experiente, que, no ano passado, participou do Mr. Olympia, uma das mais importantes competições de fisiculturismo do mundo.
A Copa Rei da Praia abre o calendário oficial de fisiculturismo no Brasil. Para estrear bem na modalidade, Edilson fez uma preparação intensa por seis meses, com muita musculação e alimentação balanceada. Mas a vida de atleta começou há bem mais tempo. “Pratico esportes desde criança. Sou faixa preta em judô e faixa roxa em jiu-jitsu. Agora estou focado no fisiculturismo”, conta Edilson, famoso por seu trabalho de modelo internacional. O próximo campeonato será o Brasileiro de Fisiculturismo, em junho. Para treinar e competir, Edilson conta com o apoio da academia Dinâmica e da Pump Suplementos.
Paralelamente ao treinamento, Edilson investe na profissão de educador físico. Ele está no último período do curso, na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, e, após a formatura, pretende trabalhar na preparação de atletas. “Não só de atletas profissionais, mas também de amadores. Hoje, todos querem ter o desempenho de atleta”, afirma.