Drag Queen brasileira é homenageada em Londres em exposição de artes
A exposição ‘Cultural Diaries‘ apresenta a última série de retratos abstratos da artista brasileira Milenna Saraiva, as paisagens utópicas do britânico Tom Cox, as pinturas abstratas, feitas com o próprio corpo, do canadense KV Duong e as pinturas pirográficas da Australiana Michelle LKC.
Milenna, já conhecida por seus expressivos retratos coloridos, traz para Londres a série entitulada “Empaths” (Empatas), onde os retratados homenageados são ativistas de todas as partes do mundo. Entre os nomes escolhidos pela artista encontramos artistas, militantes, politicos e lideres religiosos, mas todos com uma caracteristica em comum: o amor ao próximo e a luta por direitos a minoria.
Dentre os nomes destaque para: Marielle Franco (socióloga, politica, feminista e defensora dos direitos humanos, assassinada em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro), Madonna (cantora, compositora, dançarina, atriz, empresária e produtora musical norte-americana, uma das principais ativistas LGBTI do mundo), Tchaka Drag Queen (personagem feita pelo ator Valder Bastos no Brasil é uma das principais ativistas em prol da comunidade LGBTI, reconhecida e premiada como a Rainha das Festas, por mais de 5000 mil eventos realizados). “Escolhi a Tchaka pela representatividade junto ao público LGBTI no Brasil, incansável diariamente esta lutando por todos de forma igualitária e humana. Pessoas assim, merecem homenagens em vida”, explica Milenna.
Chico Mendes (seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas), Dalai Lama (chefe de estado e líder espiritual do Tibete. Em se tratando de um monge e lama, é reconhecido por todas as escolas do budismo tibetano), Emma Gonzales (ativista estadunidense e defensora do controle de armas e do desarmamento nos Estados Unidos. Ela é uma sobrevivente do Massacre na Stoneman Douglas High School, escola na qual era estudante), Raoni Metuktire (líder indígena brasileiro da etnia caiapó. É conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas, entre outros
Para a artista, “em tempos sombrios precisamos dar muito valor às pessoas que estão (ou tentaram) mudar o “status quo’ para o bem da humanidade. O que todos eles têm comum é a empatia que têm pelos outros. Somente a empatia e o amor vão combater os retrocessos que estamos vivendo hoje.”
A exposição Cultural Diaries é organizada por Focus Ldn, uma plataforma artística feita por artistas, que têm produzido exposições e eventos com artistas emergentes e já consagrados, desde 2016.
A Private View acontece no dia 26 de novembro de 2019, na galeria de arte Old Brompton Gallery, localizada no bairro de Kensington, em Londres, Reino Unido, das 18:00 às 21:00 hs. A exposição segue aberta para o público do dia 27 de novembro até o dia 1º de dezembro, das 11:00 às 19:00 hs.