“Coração da Europa”
Nem mesmo a pandemia de Covid-19 atrasou as obras do “Coração da Europa”, um dos maiores projetos imobiliários em curso no mundo nesse momento, e que está sendo erguido em Dubai. Trata-se de um complexo turístico e residencial batizado “The Heart of Europe” e apelidado “ThehoE”, alusão às siglas do original em inglês, que fica distante cerca de quatro quilômetros da costa do emirado árabe e possui seis ilhas artificiais satélites e outras 300 menores nos arredores.
Orçado em US$ 5 bilhões (R$ 25,3 bilhões), empreendimento nababesco foi pensado para retratar o requinte das regiões mais famosas do velho continente no Oriente Médio, e contará com pistas de esqui em pleno deserto de lá, além de ilhas inspiradas na Itália, na Alemanha, na Suécia e na França, e até sua própria versão do Louvre, o museu mais famoso de Paris, onde o quadro mais caro já vendido em leilão na história será exposto permanentemente.
A melhor parte é que o “ThehoE” é, na verdade, apenas um pedaço do “The World” (“O Mundo”), cuja construção começou em 2003 e, como o nome indica, será uma emaranhado de hotéis, casas e edifícios comerciais e residenciais inspirados em alguns dos endereços mais cobiçados do mundo. Ironia das ironias, só a parte europeia do mega-projeto está perto de ficar pronta a tempo de receber os primeiros turistas e residentes já no ano que vem.