Como proteger crianças
Com o isolamento social, as crianças estão passando mais tempo em casa e merecem uma atenção redobrada. Neste cenário, pode haver ocorrências que demandem atendimento médico. E nessa hora os pais ficam em dúvida sobre como agir, se devem levar os filhos para o hospital e, em caso positivo, quais os cuidados que devem adotar para garantir.
Nem sempre levar ao hospital deve ser a primeira providência a tomar. “Os pais tendem, pela ansiedade, a proceder da forma mais rápida e levam imediatamente os filhos para o pronto-socorro, mas, antes disso, é recomendável procurar o pediatra da família, que já acompanha a criança há mais tempo. Muitas vezes, a situação pode ser resolvida com agendamento em consultório”, orientou a pediatra Alexandrina Lopes, diretora-técnica administrativa do Hospital Pediátrico Moacir Dantas.
Caso seja necessário levar a criança ao hospital, a pediatra explica que é preciso tomar alguns cuidados, como a definição da forma de locomoção: carro particular ou transporte especializado. “Em situações como afogamento, por exemplo, é importante fazer a massagem cardíaca e ventilar, antes de levar ao pronto-socorro. Em casos de traumas, o mais aconselhável é solicitar a ambulância”, orientou Alexandrina Lopes.
A médica pontuou, ainda, os principais motivos que devem ser considerados ao levar as crianças para o atendimento hospitalar. “Febre que não cessa há mais de 72 horas, diarreia com grande volume que evolui para vômitos, dificuldade para respirar e problemas associados à febre e tosse”, exemplificou. Além disso, sintomas alérgicos, coceira, acidentes domésticos, cortes ou queda que evoluem para sonolência, dor de cabeça forte e intoxicação merecem uma atenção importante e devem ser direcionados à assistência profissional.
O que fazer – Nas situações onde é necessário o deslocamento até uma unidade hospitalar, a pediatra aconselha como agir para evitar contaminação e preservar a saúde da criança:
• Deve ser utilizada máscara;
• Dê preferência a roupas de fácil retirada, confortáveis e leves;
• Leve qualquer medicação receitada – ou se fez uso indevido de alguma substância, a embalagem tem que ser apresentada para uma eficaz administração de antídoto;
• Tenha uma muda de roupa caso ela se suje com alguma necessidade fisiológica;
• Lencinhos de higiene também são indispensáveis e práticos;
• Durante o percurso, dentro do carro, é preciso que haja sempre alguém ao lado da criança para ficar vigilante e conversar com ela mantendo o grau de consciência. Além disso, também é necessário manter a cabeça elevada para evitar que, em caso de vômito, ela sufoque;
• Os pais também precisam estar atentos à velocidade do veículo, para evitar freadas bruscas.
Referência em pediatria – Referência no atendimento ao público infantil, o Hospital Moacir Dantas é uma das unidades próprias do plano de saúde Unimed João Pessoa.
Buscando sempre oferecer mais conforto e rapidez no atendimento aos pacientes, a unidade conta com uma moderna estrutura que inclui leitos de internação, UTI pediátrica, um bloco cirúrgico com três salas e consultas.
O Hospital Moacir Dantas fica na Avenida Ministro José Américo de Almeida,1338, na Torre, e tem atendimento 24 horas. Para mais informações, o telefone é o 3506-9100.
Sobre a Unimed JP – Com 48 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,7 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição dos mais de 147 mil clientes. Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.
Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp