Como financiar imóveis ainda na planta com segurança e economia
Com a chegada do fim do ano, muitos começam a reorganizar a vida e planejar o futuro – e a compra de imóveis pode ser uma prioridade. Neste contexto, o financiamento imobiliário bancário se torna uma opção para quem não tem condições de adquirir o imóvel à vista. Além do financiamento tradicional, há a opção de comprar um imóvel ainda na planta, antes da conclusão da obra.
Nestes casos, o financiamento acontece diretamente pela construtora enquanto o imóvel é construído e, em alguns empreendimentos, é oferecida a opção de linha de crédito “Apoio à Produção”, vinculada à Caixa Econômica Federal, que surge como uma solução vantajosa, tanto para quem deseja morar quanto para quem busca investir e aproveitar a valorização do mercado. “Nesta modalidade, o crédito é liberado progressivamente à construtora conforme o avanço da obra, o que reduz riscos financeiros e assegura a entrega do imóvel conforme o planejamento”, explica Ivan Rocha, sócio-proprietário da Núcleo Consultoria Imobiliária, uma referência no Nordeste neste assunto.
Para Wandick Lopes, diretor da SCI Soluções Créditos Imobiliários, empresa que atua em parceria com a Núcleo, a principal vantagem é ter a segurança de um financiamento com um banco. “Você não fica sujeito a qualquer mudança financeira que possa acontecer ao longo da vida. E, quando você compra o imóvel em construção, aquela fração do empreendimento já faz parte do seu patrimônio”, afirma.
Segurança – Além de oferecer estabilidade financeira, o apoio à produção garante a entrega do imóvel, já que a Caixa Econômica monitora rigorosamente o projeto. “O banco exige a contratação de um seguro de término de obra, que garante ao comprador que o imóvel será entregue. Isso reduz significativamente as preocupações do cliente quanto ao andamento da obra”, destaca Wandick.
Esse controle acontece por meio de visitas técnicas realizadas por engenheiros designados pelo próprio banco. “A cada etapa, o banco envia um engenheiro para verificar o uso correto de materiais e o progresso da construção, garantindo que tudo está dentro do previsto”, acrescenta Ivan.
Mais uma garantia é que apenas construtoras com certificação PBQP-H e o selo azul da Caixa Econômica estão aptas a oferecer essa modalidade, além de ser necessário cumprir diversas outras exigências. “Essas certificações garantem que a construtora atenda aos rigorosos critérios exigidos pelo banco para liberar a linha de crédito”, assegura Ivan.
Agilidade – Outro diferencial é a agilidade do processo. Para o cliente final, que está adquirindo o imóvel nessa modalidade, a formalização e conclusão do contrato acontecem de forma muito mais rápida, já que várias etapas do processo são adiantadas desde o início da obra. “O banco analisa toda a regularidade do empreendimento desde o começo da obra, o que reduz em até 50% o tempo necessário para a liberação do crédito. Para a imobiliária e para o cliente, isso representa menos burocracia e mais eficiência”, reforça Ivan.
Embora a modalidade de “Apoio à produção” seja atrelada à Caixa Econômica, outros bancos privados oferecem linhas de crédito com características parecidas na fase final da construção, após 80% da obra concluída. “O diferencial da Caixa é liberar o financiamento desde o início da obra, enquanto os bancos privados só iniciam os financiamentos para os compradores na etapa final”, pontua.
Apoio em todas as etapas – A Núcleo Consultoria Imobiliária acompanha o cliente em todo o processo, desde a escolha do imóvel até a última etapa do financiamento. O primeiro passo é o diagnóstico das necessidades do cliente, onde a equipe avalia prioridades e capacidade financeira, seja com recursos próprios ou com financiamento. Em seguida, acontece a busca pelo imóvel ideal, que inclui visitas presenciais às obras ou a apresentação do projeto de forma online.
Após a escolha do imóvel, a equipe da Núcleo auxilia na formalização da proposta e na assinatura do contrato com a construtora, garantindo transparência e eficiência. Na etapa final, o cliente recebe orientações sobre as melhores opções de financiamento, com indicações de bancos ou correspondentes bancários para a liberação do crédito. “Queremos que nossos clientes se sintam seguros e bem informados em sua decisão, seja para adquirir um imóvel ou investir. O apoio à produção é uma excelente alternativa para quem busca condições favoráveis, e estamos aqui para oferecer todo o suporte necessário”, orienta Ivan.