Centerplex traz filme chileno, francês e americano para as telonas de João Pessoa
Filmes fora do circuito hollywoodiano entram em cartaz no Centerplex. O chileno “Mulher Fantástica” traz a temática de gênero para as telonas. Tendo como protagonista a atriz transexual Daniela Vega, o longa mostra a sua relação amorosa com um homem mais velho. Mas toda essa tranquilidade chega ao fim quando Orlando morre. Marina, sua companheira, se torna suspeita pela polícia e é massacrada pela família de Orlando, que a impede de viver esse luto. O filme ganhou um Urso de Prata por Melhor Roteiro no último festival de Berlim e foi indicado oficialmente pelo Chile como candidato para concorrer a uma vaga no Oscar.
Já o francês “Rodin” chega ao cinema marcando o centenário da morte desse que foi o precursor da escultura moderna. A cinebiografia conta a história do artista francês, interpretado por Vincent Lindon. Mesmo sendo bastante conhecido, Rodin nunca conseguiu nenhuma encomenda do Estado. Esta oportunidade chega aos 40 anos de idade, com a escultura “La Porte de l’Enfer”. Enquanto trabalha, ao lado da esposa Rose, ele se apaixona pela aluna Camille Claudel, sua aprendiz mais talentosa, que se torna sua amante. Quando este relacionamento escondido acaba, Rodin muda radicalmente a forma de seus trabalhos.
A outra estreia do Centerplex é o novo longa de Tom Cruise, baseado em fatos reais, “Feito na América”. O filme se passa nos anos 80 e mostra o piloto Barry Seal, que decide se arriscar ao contrabandear drogas e armas para a CIA e também para o cartel de Medellín, na Colômbia, que tem como um dos líderes o traficante Pablo Escobar. É no aeroporto de Mena, no Arkansas, que Barry encontra o lugar ideal para realizar seus negócios ilícitos, facilitados por figurões do alto escalão como o então governador Bill Clinton.