Agora é oficial! Depois de burburinhos sobre o adiamento do Carnaval de Salvador, a informação foi confirmada nesta terça-feira (18) após o prefeito da cidade, ACM Neto (DEM), se reunir de maneira virtual com alguns empresários ligados ao Carnaval e baterem o martelo sobre a mudança da folia soteropolitana o mês de julho.
Desde o crescimento do número de casos da Covid-19 no país, o adiamento do evento tem sido debatido entre Neto e associações ligadas ao Carnaval. No dia 21 do último mês, oito representantes de grupos carnavalescos encaminharam uma carta, sugerindo à prefeitura de Salvador que a festa fosse adiada entre 16 de julho até 31 de agosto.
Uma carta foi assinada por presidentes de associações de camarotes, blocos, coletivos e entidades carnavalescas da Bahia e direcionada a ACM Neto. Confira um trecho:
“Entendemos também que a federalização desse movimento, com a criação de uma nova data, é fundamental para o sucesso do Carnaval, não só em Salvador, como também nas principais capitais do país onde a festa tem relevância, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, etc“.
Ao que tudo indica, existe uma articulação entre as Prefeituras de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro para que a data escolhida pela prefeitura de Salvador estejam alinhadas com as resceptivas datas desses outros estados.
A festa momesca deverá ocorrer entre a segunda e terceira semana do respectivo mês.