Imagem positiva
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirmou hoje, durante Almoço-Debate promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., que o Brasil consolidou neste período de Copa do Mundo sua imagem de País moderno, acolhedor e hospitaleiro, apesar de toda a propaganda negativa e das previsões catastróficas que antecederam o evento. O debate sobre “Os legados da Copa do Mundo para o turismo brasileiro”, ocorreu nesta quarta-feira, 2 de julho, no Grand Hyatt Hotel, na Zona Sul de São Paulo, e contou com a presença de 302 empresários.
“O Brasil apresenta-se para o mundo em sua melhor imagem e está mostrando sua plena capacidade de receber uma grande quantidade de turistas em um megaevento”, afirma Lages. Para ele, o ótimo momento que vivemos, em plena Copa do Mundo, encerra de forma bastante positiva esta primeira década de criação do Ministério do Turismo, deixando um legado importante e inúmeras possibilidades para investimentos futuros.
Para este período do Mundial, a expectativa era de receber 600 mil turistas estrangeiros, ter uma mobilidade de 3 milhões brasileiros entre as cidades-sede, além de estreitar as relações com a vinda de visitantes de países com os quais o Brasil ainda não tinha tanta proximidade. E, obviamente, de acontecer um impacto positivo e direto na economia.
O Ministério do Turismo ainda está consolidando os dados de uma extensa pesquisa que será divulgada no final deste mês, mas já adiantou que foi contabilizada a presença de turistas de 186 países e uma grande diversidade de cidades visitadas. Além disso, foi registrada uma audiência de 30 bilhões de pessoas ao redor do mundo e 52 milhões de posts no Facebook na abertura do Mundial.
“Não tínhamos a menor dúvida de que o País possuía condições de receber os megaeventos, tanto que eu já disse mais de uma vez que deveríamos ter uma Copa a cada mês, pois temos condições e infraestrutura para atender toda essa demanda”, ressaltou. Segundo ele, a experiência de celebrar a Copa no Brasil superou todas as expectativas, com aprovação do acesso aos estádios, qualidade da hotelaria, oferta variada de artesanato – tudo contribuindo para construir esse legado para o turismo brasileiro.