ASPAS inaugura Sede Procurador Arlindo Delgado
A solenidade de inauguração da “Sede Procurador Arlindo Delgado”, nova residência oficial da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (ASPAS), na noite desta sexta-feira (21), ficou marcada pela emoção e pela presença marcante de várias autoridades do meio jurídico e político. O ato também antecipou as comemorações pelos 45 anos da ASPAS – o aniversário da Entidade é em 26 de julho -, e ficou registrado como a última grande realização da presidente da instituição, Sanny Japiassú, que concluirá o seu segundo mandato no próximo dia 27.
Estiveram presentes na solenidade o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (ANAPE), Telmo Lemos Filho; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Joás de Brito Pereira Filho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia; e os deputados estaduais Raniery Paulino (PMDB) e Edmilson Soares (PEN); procuradores do Estado da ativa e aposentados, entre outras autoridades (ver lista abaixo).
Bastante emocionada, a presidente Sanny Japiassú agradeceu a presença de todos e ministrou discurso relembrando toda a sua trajetória de vida, com destaque para os últimos seis anos, período em que justamente esteve na Presidência da ASPAS, “uma das atribuições mais marcantes de sua vida”.
Segundo a dirigente, a ASPAS sob o seu comando e com o apoio dos demais integrantes das últimas diretorias, mesclada com a experiência de procuradores aposentados e de jovens integrantes da carreira, conseguiu implantar medidas austeras, porém ousadas, que conseguiram tirar a Associação de uma situação de anos de letargia. “Tenho um imenso orgulho de perceber que cumprimos bem mais do que os 25 pontos defendidos na nossa carta programa apresentada aos associados, lá em 2011”, pontuou.
Entre as realizações destacadas por Sanny, estão a promoção do 40º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados em João Pessoa, evento até então inédito na Paraíba; a reformulação do Estatuto da ASPAS, que estava obsoleto há 20 anos; o fim das reeleições sequenciais e a possibilidade de apenas uma recondução ao cargo de presidente da Associação; a eleição democrática para o Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado (PGE); e finalmente a compra definitiva e reforma total do imóvel que passa a abrigar a sede própria da Entidade.
“Para uma categoria que se reposicionava com os pés no chão, um teto sob a cabeça parecia uma conquista muito óbvia. Pois bem. Após mais de quatro décadas de funcionamento em imóveis alugados ou em sala cedida pela OAB, conseguimos, finalmente, entregar aos nossos associados a tão esperada e almejada sede própria. Trata-se de um imóvel amplo, bem localizado, adquirido com recursos próprios, através da contribuição dos associados. Fruto de uma verdadeira engenharia financeira, conseguimos não apenas comprar a casa, como também viabilizar a sua reforma. A Aspas chega aos 45 anos de fundação, e não é por acaso, que por escolha unânime da categoria em assembleia, nossa agora sede própria levará o nome de um homem-símbolo de nossa classe: o Procurador Arlindo Delgado”, justificou.