As bebidas do verão!
Os espumantes e champagne são perfeitas opções para quem busca uma bebida refrescante e sofisticada nas altas temperaturas do verão brasileiro. Com a proximidade das festas de Natal e Reveillón, a bebida torna-se protagonista nas mesas. Coringa, como define o enófilo e consultor de vinhos do Pão de Açúcar Carlos Cabral, a bebida vai bem em qualquer harmonização e pode ser servida em todos os momentos de um almoço ou jantar.
Espumantes são vinhos elaborados de uma forma especial, preservando o gás carbônico produzido naturalmente durante a fermentação. Por isso, contém gás na forma de pequenas bolhas. “O espumante tem também benefícios à saúde. Consumido moderadamente, estimula o apetite e melhora a digestão em razão da presença do gás carbônico, magnésio e potássio”, explica Cabral. Quase todos os países vinícolas produzem o seu espumante, que pode mudar de nome dependendo do local – Cavas (Espanha) e Sekt (Alemanha), além dos italianos Asti e Prosecco. A maioria deles é elaborada por meio dos métodos criados e utilizados na França para elaboração de seus espumantes: o Champenoise (utilizado na elaboração dos Champagnes) ou o Charmat.
O consumidor pode escolher ainda de acordo com a quantidade de açúcar. Para aqueles que preferem uma bebida mais doce, o recomendável são os espumantes Demi-Sec (com até 50 gramas de açúcar/litro). Já quem prefere o oposto, algo mais encorpado, fique com os do tipo Brut (até 15 gramas de açúcar/litro). A marca Club des Sommeliers, possui espumantes de ambos os tipos.
A dica de Cabral é servir a bebida na temperatura de 6º C. Para isso, basta deixar uma garrafa guardada 24 horas na geladeira (preferencialmente na porta) ou servi-la em balde de gelo. “O ideal é deixar sempre dois espumantes na geladeira para aquela visita não programada, ou para um momento especial”, comenta. Após aberto, não é aconselhável guardar a garrafa por muito tempo, pois a perda de qualidade é proporcional ao tempo em que fica aberta. O produto começa a perder gás carbônico e as borbulhas vão se acabando.
Para não errar na escolha, Cabral selecionou seus espumantes e champagnes preferidos entre as opções nas gôndolas do Pão de Açúcar. Confira:
Concha y Toro Brut
“Espumante de coloração amarelo palha-claro e aromas cítricos delicados. No paladar, ótima acidez para acompanhar frutos do mar, queijos suaves, aperitivos e canapés”.
Club des Sommelier Brut Rose
“Elaborado pelo método tradicional com segunda fermentação na garrafa, esse espumante rosé de aromas cítricos e notas florais é uma ótima sugestão para os pratos de verão, saladas e frutos do mar”.
Freixenet Carta Nevada
“Seus aromas de frutas frescas e flores completam o paladar delicado de suave acidez. Esse espumante, elaborado com as tradicionais uvas das Cavas, Xarello, Macabeo e Parellada, é ainda uma ótima opção para entradas frias e saladas com frutos do mar”.
Veuve Clicquot Brut
“Elaborado na cidade de Reims em Champagne, com as uvas Pinot Noir, Pinot Munier e Chardonnay. No paladar as notas frutadas se misturam a toques de brioche e baunilha, deixando-o ideal para acompanhar ostras e peixes em geral”.
Chandon Passion
“Espumante mais adocicado e elaborado com as uvas Malvasia Candia, Malvasia Bianca, Moscato Canelli e Pinot Noir. Sua coloração levemente salmão é o grande destaque desse espumante. No aroma, notas de lichia, abacaxi e rosas, ideal para acompanhar pratos a base de salmão, entradas leves e aperitivos”.