“Aruanda”
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, participa nesse final de semana das atividades culturais na cidade de Santa Luzia, no sertão paraibano, pelas comemorações da realização dos filme ‘Aruanda’, no início dos anos 60. O evento de dois dias (13 e 14) é uma realização da Academia Paraibana de Cinema, Associação das Louceiras Negras do Talhado, Café Cultura, Departamento de Comunicação da UFPB, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia, Secretaria Municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia de Santa. Luzia e Yayú Aventura.
Ruth Avelino explicou que desde que assumiu a presidência da PBTur sempre apoiou eventos culturais, esportivos e gastronômicos que exaltem o Destino Paraíba em todas as suas matrizes. “Fomos convidados e iremos ver de perto os locais que serviram de inspiração para a produção e realização do filme Aruanda, dos jornalistas Linduarte Noronha e Dulcídio Moreira”, disse.
De acordo com material de divulgação do evento, Linduarte Noronha e Dúlcídio Moreira visitaram a Serra do Talhada, em Santa Luzia, no ano de 1957. Na ocasião conheceram e fizeram os “primeiros registros visuais do quilombo que três anos depois se tornaria conhecido em todo o país através de Aruanda, obra fundante da linguagem do moderno documentário brasileiro e reconhecida como precursora do Cinema Novo. Dessa primeira visita ao local, resultaram fotorreportagens publicadas pelos jornais A União, por Linduarte, e O Estado de S. Paulo, por Dulcídio”, informa o comunicado.
Logo na abertura, no dia 13, haverá uma sessão do Cineclube Silvio Tendler, na sede do Café Cultura, iniciando com Jornalista Marinheiro, sobre Dulcídio Moreira, prosseguindo com ‘Aruanda’ e outros três documentários que têm como tema o Quilombo do Talhado. A programação do evento prossegue no dia 14 com atividades na cidade e no Quilombo do Talhado.