Arthur Haroyan em entrevista exclusiva para o RCVIPS
O ator armênio Arthur Haroyan, conhecido por interpretar Yuri na novela “Mania de Você”, vem ganhando destaque na telinha da Rede Globo. Em uma entrevista exclusiva ao portal RCVIPS, Arthur compartilhou suas experiências e desafios desde que chegou ao Brasil, revelando como a arte tem sido uma forma de superação para ele. O ator, que veio da Armênia, falou sobre sua paixão pela arte e como o Brasil o fascinou desde a infância, especialmente por meio das novelas, que o inspiraram a se mudar para o país. Confira:
Fotos: Kim Leekyung / Ellen Soares (Gshow)
1. O que o motivou a deixar a Armênia e se mudar para o Brasil?
Ainda criança, nascida na antiga República Soviética da Armênia, assisti uma novela brasileira chamada “Escrava Isaura”. Logo em seguida conheci a “Lambada” e o Brasil se tornou o país dos meus sonhos. Mas, quando soube que há uma atriz de descendência armênia chamada Aracy Balabanian, o Brasil se tornou o destino, onde eu quis não só visitar, mas viver. Vim para o Brasil em 2008, com 24 anos, um moleque sonhador, só com uma mochila nas costas para conhecer Aracy Balabanian e fazer novelas. Eu conheci Aracy Balabanian e fiz novela! 🙂
2. Como foi o processo de adaptação ao Brasil? Quais foram os maiores desafios além do idioma?
Quando você é um turista tudo parece bonito, porém a partir do momento em que começa a cortar um dobrado para não morrer de fome, toda beleza automaticamente se transforma em um grande caos, mesmo quando se está no país dos sonhos. A instabilidade financeira tornou-se um desespero, uma aflição diária e constante. Eu simplesmente não tinha noção do dia de amanhã. Não tinha coragem de rasgar a passagem de volta para Armênia, pois era a única alternativa para interromper minha jornada aqui, caso tudo piorasse. A incerteza era enorme e me dilacerava por dentro. Apesar das dificuldades, meu pior dia foi jantar uma sopa velha e já meio apodrecida, que fervi com mais água e um sachê de Sazón.
3. Você tem alguma lembrança marcante que o fez se apaixonar pelas novelas brasileiras?
Todas as novelas que passavam lá, eu assistia. Dizia para minha mãe para não ficar preocupada porque já conhecia a metade dos brasileiros e que não iria me perder. Ela revirava os olhos e me achava insano. Mas a novela que me fez ainda mais querer me mudar para o Brasil, foi “A Próxima Vítima”, porque através dela eu descobri a Aracy Balabanian. Falei para a minha mãe que um dia iria conhecer essa atriz e em resposta ela disse: “Não seja tolo, nenhum armênio poderia chegar naquele fim de mundo!”.
4. Como você se preparou para interpretar Yuri em “Mania de Você”?
A pesquisa tem que fazer parte da criação do personagem, seja no teatro ou na televisão. Na novela não temos todo esse tempo, precisamos ser mais ágeis. Preciso entender o personagem, me familiarizar com ele, amar e respeitar. Decidi que Yuri é de áries, porque é um demônio, com descendência de canceriano, porque é muito vingativo (risos). Acredito que a ação leva à uma emoção e diversas práticas podem ajudar a despertar a emoção do personagem.
5. Yuri tem um passado tenso. Como você se conecta emocionalmente com esse aspecto do personagem?
Morei na Sibéria nos anos 90, logo após a queda da União Soviética. Era uma época de muita bandidagem e anarquia. Meu personagem é um destes bandidos e eu tenho tudo isso na minha memória. É bom saber separar a própria realidade com a “realidade” do personagem.
6. Quais são as características do Yuri que você mais se identifica?
Talvez ser rancoroso e vingativo. Sou do signo de câncer e tenho um caderninho onde anoto nomes daqueles que não me parabenizaram no meu aniversário dez anos atrás (risos).
7. Você já participou de outras produções no Brasil. Como “Mania de Você” se compara a essas experiências?
É a principal novela do Brasil, no horário nobre que, certamente, logo logo passará na Armênia. É uma grande responsabilidade e, o mais importante: realização de um grande sonho.
8. Como você vê seu futuro na atuação e quais são seus próximos passos?
Continuar fazer meu ofício, pois a arte é transformadora! Não ficar ansioso, porque as coisas sempre acontecem no seu tempo certo.
9. Quais lugares do Brasil mais te encantam?
Conheço o Brasil mais do que meus amigos brasileiros. Já viajei muito pelo país. Gosto muito do sul por causa do clima ameno, me lembra meu país. Mas quando quero calor e praias, não tem lugar melhor que o nordeste. Recentemente conheci Salvador. Foi uma viagem inesquecível, cheia de aventuras, aromas e acarajé da Dinha. Voltei de lá energizado e cheio de memórias. Mas adoraria conhecer a Paraíba, principalmente João Pessoa, uma das cidades mais antigas do Brasil. Quero comemorar meu aniversário na Praia do Bessa.
10. João Pessoa é uma das cidades mais verdes do mundo, onde o sol nasce primeiro no Brasil e temos praias lindíssimas. Já conhece João Pessoa?
Eu já fiz muita lavagem cerebral nos meus amigos brasileiros sobre a Armênia. Todos já querem conhecer meu país. E os meus amigos paraibanos fazem essa lavagem comigo. Me falam tanto da Paraíba e de João Pessoa que tenho sensação que já conheço. Mas João Pessoa está na minha lista e com a primeira oportunidade certamente irei!
11. Você tem algum conselho para jovens de João Pessoa que sonham em seguir a carreira de ator?
O importante é não desistir, pois é um caminho difícil. Estudar muito, parar, respirar e seguir em frente. Sonhar grande, mas muito grande, porque só você é capaz de controlar os seus sonhos.