Sereias em alta
O talento e a capacidade empreendedora de artesãs da praia da Penha, em João Pessoa, foram mais uma vez demonstrados na noite da última quinta-feira (19). As mulheres, chamadas de “Sereias da Penha”, abriram a exposição de suas biojoias e apresentaram um desfile com suas peças, desenhadas pelo estilista Ronaldo Fraga. O trabalho das sereias já tinha sido apreciado de perto pelo público de um dos maiores eventos de moda do país, o São Paulo Fashion Week, em abril deste ano. Agora, as artesãs mostraram em sua própria cidade o que são capazes de fazer com muito trabalho, perseverança, escamas de peixe e fios de cobre.
O desfile reuniu cerca de 500 convidados na Estação das Artes, anexo à Estação Cabo Branco, no Altiplano. No mesmo dia, foi lançada a exposição “A Fúria da Sereia”, que ficará aberta ao público em geral, com entrada franca, até o dia 14 de fevereiro de 2016. Estarão expostas peças da coleção verão 2016, fotos de croquis do estilista, registros das oficinas ministradas paras as mulheres que fazem parte do projeto, além de outros materiais que contam a história do grupo.
Na solenidade de abertura do evento, Ronaldo Fraga destacou o orgulho de fazer parte deste trabalho, iniciado há dois anos. “Esta é uma noite especial e culminante de um caminho longo construído até aqui. As sereias são um exemplo para o Brasil e fico muito orgulhoso de fazer parte desta equipe. Hoje, todos estão envolvidos e inebriados pelo canto das sereias da Penha”, disse o estilista.
O prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, também destacou que a credibilidade das três instituições contribuiu para o sucesso do projeto. “Oferecer oportunidades é muito importante. Instituições que trabalham pelo desenvolvimento da cidade se uniram à sensibilidade deste grande estilista reconhecido no Brasil e no mundo, e descobrimos grandes talentos. Estas mulheres hoje são empreendedoras e estão inspirando outras”, ressaltou o prefeito.
A primeira-dama da Capital e coordenadora do programa João Pessoa Artesã, Maísa Cartaxo, ressaltou a importância do projeto para a autoestima das mulheres e a valorização da cultura local. “Este é um projeto transformador e sustentável. A exposição e o desfile aqui em João Pessoa são mais uma conquista deste grupo. Acredito que é possível transformar realidades e reescrever histórias”, falou Maísa.