Arauco apresenta Lançamento Lihat na CASACOR Paraná
A Arauco, segunda maior produtora de painéis de madeira do mundo, marca presença pelo 4º ano consecutivo na edição paranaense da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do país, a CASACOR. Com o tema ‘Casa Viva’, a 25ª edição da mostra em Curitiba, ocorre de 13 de maio a 30 de junho, em uma mansão campestre situada no bairro Vista Alegre.
A Arauco, além de apresentar lançamentos e produtos de portfólio aplicados de forma criativa e funcional pelos especificadores do Paraná, ainda tem uma história para contar. Após adquirir a Masisa do Brasil, a marca é a empresa com a maior quantidade de texturas e o portfólio mais completo do mercado. São mais de 100 padrões que aliam versatilidade, inovação e sofisticação. Entre eles, o Lançamento Lihat, composto por painéis que foram expostos pela primeira vez na Expo Revestir deste ano, e outros sucessos da marca aplicados em seis ambientes, com destaque para o Bistrot & Bar Arauco, projetado pelo arquiteto Eduardo Mourão, com os padrões Norus e Truffel.
De acordo com a coordenadora de Comunicação e Marketing da Arauco, Fabíola Molteni, a quarta participação consecutiva da marca na CASACOR Paraná será de celebração, comemorando o 25º aniversário da mostra paranaense e o momento de mercado da Arauco, uma empresa que consolida cada vez mais seu espaço na preferência dos especificadores, trazendo para o mercado produtos que são tendência mundial no setor. “Eventos prestigiados como a CASACOR são oportunidades ideais para estreitar relacionamento com nosso público alvo e apresentar nosso portfólio aplicado em projetos”, declara.
Ambientes Arauco
Bistrot & Bar Arauco
Com a proposta de um ambiente arrojado e sofisticado, que vai proporcionar aos visitantes da mostra momentos agradáveis de lazer, o arquiteto Eduardo Mourão assina o Bistrot & Bar Arauco. As paredes do local, com aproximadamente 60m², foram revestidas com o padrão Norus (Lançamento Lihat) e mescladas com telas de artistas consagrados, esculturas em bronze, cadeiras de aço e uma iluminação spot lighting envolvente.
A inspiração para o ambiente vem das constantes viagens do arquiteto em busca de soluções e atitudes que privilegiam o ‘life style’ descomplicado. “O Bistrot é bastante funcional e conta com um balcão central de atendimento para facilitar o serviço aos visitantes. Para complementar, a trilha sonora embala o desejo de permanência no ambiente, favorecendo momentos de lazer e descontração”, explica Mourão.
Lounge 25 anos
Com projeto de Viviane Loyola, o espaço de convivência foi orientado sob três pilares: beleza, sofisticação e aconchego. O ambiente de 120 m², propício para o convívio e integração das pessoas, tem paredes revestidas em marcenaria com acabamento do padrão Gris Chess e ripado com o padrão Truffel. Para a área externa, a arquiteta optou pelo Super MDF Masisa, um material desenvolvido para áreas externas, podendo ser exposto a chuva e sol por até 50 anos sem perder suas características.
“Nossa proposta neste ano alia a sofisticação dos materiais com a contemporaneidade do mobiliário solto. A nobreza do cinza juntamente com o elegante e discreto das pedras torna o ambiente funcional e aconchegante. As paredes revestidas em um tom mais quente contrastam com o mobiliário de tecidos claros e dourado da Artefacto, o que torna o ambiente mais luxuoso e acolhedor ao mesmo tempo”, afirma Viviane.
Louçaria da Casa
Os arquitetos Taciana Nakalski e Alexandre Masselai, do escritório TN Arquitetura e Interiores, desenvolveram um projeto com foco na funcionalidade e utilidade das louçarias de casas tradicionais. Com estilo retrô, o ambiente inova na harmonização dos materiais como peças em ferro trabalhadas na cor cobre, espelhado, ladrilhos esmaltados e cimento alisado.
“Os painéis de MDF Carvalho Dakar e Branco Supremo foram fundamentais para compor os armários e gaveteiros que armazenam as louças durante a mostra. Além disso, há um balcão principal que também serve como suporte para duas adegas centrais”, ressalta Taciana.
Toilette masculina
Com uma proposta minimalista, a toilette masculina projetada pelas arquitetas Mônica Pajewski e Camila Rocha explora a sutileza de formas orgânicas e elementos naturais. As profissionais trabalharam com dois padrões de MDF da Arauco, entre eles o Nordic. O produto foi aplicado nas divisórias das cabines dos sanitários em formato de chapa, demonstrando todos os veios do padrão. O branco predomina em todo o espaço com tonalidade escura focada nas louças sanitárias e na cuba de apoio, o que confere ao ambiente uma atmosfera sutil e elegante.
Segundo Mônica, os grandes e inusitados diferenciais do projeto são as plantas expostas de ponta cabeça no forro do ambiente. “Uma plataforma automatizada, que é acionada por controle remoto, desce o jardim a uma altura que possibilita a rega das plantas. A nossa principal inspiração foi sair da zona de conforto, evitamos trabalhar com cores escuras só por tratar-se de um banheiro masculino. Criamos um efeito de iluminação ousado e mantivemos o plano de fundo monocromático”, explica.
Espaço Renault
Christian e Richard Schönhofen, do escritório Schonhofen Arquitetura e Interiores, trabalharam com quatro padrões da Arauco no ambiente Espaço Renault: Lassen e Nude revestem as paredes e o Fresno Negro foi aplicado na escrivaninha. Para a área externa, os profissionais criaram um conjunto de bancos com superposição de 30 camadas do Super MDF.
“Criamos um espaço de convivência extremamente agradável, integrando área interna e externa, dosando os elementos para compor um ambiente prático e confortável voltado ao bem-estar”, comenta Christian Schönhofen.
Balcony
Um convite para o descanso em harmonia com a natureza, essa é a proposta da arquiteta e urbanista Carla Grüdtner, que assina o ambiente Balcony na CASACOR Paraná 2018. O espaço externo com 47m² se torna acolhedor com a aplicação do MDF Castanho da Arauco ripado no teto e na parede.
Para complementar o espaço, a arquiteta optou por vegetação natural, obras de arte e móveis de design com cores vinho e cinza, que contrastam com os cobogós de concreto da artista Ana Paula Castro e o balanço Pêndulo de Ruy Ohtake, da Tidelli.
“O uso do padrão madeirado da Arauco foi escolhido para compor o ambiente com as aberturas em madeira já existentes e preservadas, além de oferecer o contraste com o concreto”, explica Carla.
Sobre a Arauco
A Arauco é líder nas Américas na fabricação de painéis de madeira, elaborados com matérias-primas de fontes sustentáveis e revestidos com padrões e acabamentos que acompanham as tendências mundiais de design de móveis, arquitetura e decoração de ambientes. Com fábricas no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal e África do Sul, a Arauco tem negócios em mais de 75 países e dispõe de um portfólio de aproximadamente 100 padrões que aliam sofisticação, versatilidade e inovação.