Amanhã tem Duo Sertão

O projeto Sol Maior, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), acontece nesta sexta-feira (28), no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital, a partir das 16h30. A atração será o Duo Sertão, que vai apresentar um show repleto de música nordestina. O público poderá contemplar o pôr do sol ao som da dupla que, entre outras canções, vai executar ‘O Trenzinho do Caipira’, do compositor Heitor Villa-Lobos.
Xisto Medeiros, que forma o Duo Sertão com Léo Meira, afirma que o projeto Sol Maior é de extrema importância para a divulgação artística e musical da cidade de João Pessoa. “É um evento que vai promover o encontro de dois músicos para um fim de tarde maravilhoso, naquele cenário paradisíaco que é o Hotel Globo, com aquela vista maravilhosa, sobre o Rio Sanhauá, num dos lugares mais privilegiados da nossa capital”, pontua.
Para Léo Medeiros, é sempre bom quando o poder público abre espaço para que os artistas possam apresentar o que vêm produzindo. “Com isso, temos ânimo de saber que podemos promover essas realizações”, disse. “Ou seja, é uma iniciativa de extrema grandeza e suma importância para a arte e para a cultura não só de João Pessoa, como também da Paraíba”, emenda Xisto.
O Duo Sertão vai apresentar um repertório mesclando músicas de compositores nacionais, principalmente nordestinos e, na grande maioria, composições autorais de Léo Meira e Xisto Medeiros.
O Duo Sertão nasceu em 2018, no Departamento de Música do Centro de Cultura, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Hoje é um dos mais renomados grupos musicais do estado, trafegando com versatilidade entre os vários gêneros e estilos da música brasileira, como baião, ciranda, frevo, choro, armorial e maracatu.
Além da performance musical, esse trabalho busca resgatar elementos importantes da Música Brasileira Popular, tanto em seus aspectos artísticos quanto educacionais, entendendo que devem contribuir através de suas pesquisas para a construção de um universo artístico que esteja engajado com as demandas sociais do país, sobretudo, as de sua região e cidade onde residem.