Paraíba no Dragão Fashion 2017
Equipe formada por cinco alunos do curso de Design de Moda do Unipê é finalista no concurso Dragão Fashion 2017. Ao todo, 24 Instituições de Ensino Superior – IES de todo país se inscreveram no concurso, mas apenas oito foram selecionadas, dentre as quais a equipe do Unipê. Um dos mais perenes concursos de moda do país, o Dragão Fashion serve como um verdadeiro celeiro de novos talentos e plataforma de lançamento para estilistas e marcas comprometidas com uma visão mais autoral da moda.
De acordo com a coordenadora do curso de Design de Moda do Unipê, Victoria Fernandez, o projeto desenvolvido pelos alunos do curso foi feito especialmente para o concurso, que tem como tema este ano a “Alma Latina do Peru”. A equipe que está competindo pelo Unipê é formada por cinco alunos: Elyenai Gileno Onias Fernandes e Meguy Magalhães Ávila de Araujo – P3; Bruna Alves Nunes Santos e Maria Imélida do Nascimento Pessoa – P2 e Giulia de Brito Lima Lins – P1. O projeto dos alunos foi orientado pela professora Gabriela Maroja.
Segundo os alunos, a proposta do grupo foi não seguir pelo óbvio. “Para suprir as demandas da contemporaneidade sem caricaturar nossa coleção, decidimos usar a alfaiataria como base de construção das peças, porém de forma desconstruída, diferente de como vemos normalmente. O ponto alto é o uso das tecnologias desenvolvidas junto ao Laboratório de Fabricação Digital, localizado dentro do Unipê, onde lançamos mão de cortar tecidos a laser e produzir botões na impressora 3D, assim como as texturas experimentadas”, explicaram.
Para os alunos, contar com a infraestrutura que a instituição oferece foi um diferencial para eles chegarem até aqui. “Poder contar com a infraestrutura que a instituição nos oferece de laboratórios nos horários extraclasse foi de suma importância, viabilizando a prototipagem das peças a serem enviadas”, disseram, reiterando que estar entre os oito finalistas já é uma vitória. “Para nós já é um grande vitória sermos selecionados como um dos oito finalistas entre dezenas de universidades de moda no país, competindo com grandes nomes do âmbito acadêmico e instituições que já venceram o concurso”, disseram.
A professora Victoria Fernandes destacou a importância do caminho trilhado pelos alunos do Unipê até agora. “Estamos concorrendo com instituições de tradição na moda, a exemplo da Faculdade Santa Marcelina de São Paulo”, destacou, reiterando que as expectativas são as melhores. “Temos grandes chances de estar entre os primeiros colocados, mas acredito que só o fato de conseguirmos estar entre os finalistas é uma grande vitória”, comentou.
A final do Dragão Fashion ocorrerá nos dias 26 e 27 de maio, em Fortaleza – CE. Cada Instituição irá apresentar uma coleção cápsula com oito looks. O vencedor ganhará um prêmio de R$ 8 mil e o troféu DFB. Dentre os finalistas estão as IES: Centro Universitário Estácio do Ceará (CE); Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (PB); ETEC Carlos de Campos (SP); Faculdade Ateneu (CE); Fac. Santa Marcelina (SP); Fac. de Tecnologia Senai Antoine Skaf (SP); UFMG (MG) e a UNIFOR (CE).
Sobre o Dragão Fashion
Criado em 1999, em Fortaleza/CE, o Dragão Fashion Brasil – DFB é um dos mais perenes eventos de moda do país. Idealizado por Claudio Silveira, a principal missão do DFB é servir como celeiro de novos talentos e plataforma de lançamento para estilistas e marcas comprometidas com uma visão mais autoral da moda. Mais que uma reunião de desfiles, o DFB, através de ações parceiras, oferece ao público em geral oficinas, cursos, workshops, palestras, intercâmbio de profissionais, shows abertos e performances multiculturais.
A partir de 2015, o DFB passou a realizar-se no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Hoje, o DFB é um dos poucos eventos de grande relevância no país, funcionando como vitrine para os novos Designers de Moda.