Certificação
O algodão colorido e a renda renascença do Cariri são produtos genuinamente paraibanos, com qualidade garantida e identidade própria da sua região. Essas características fizeram como que os dois produtos recebessem a certificação de Indicação Geográfica concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Atualmente, o Brasil possui 41 produtos com a certificação de Indicação Geográfica, mas com foco no artesanato, são apenas sete. Destes sete, dois são da Paraíba: a renascença e o algodão colorido.
A entrega solene da certificação à Conarenda (renda renascença) e à Coopnatural (algodão colorido) acontece durante a abertura do II Seminário Internacional de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas com foco no Artesanato, nesta quinta-feira (24), em João Pessoa. O evento se estende até a sexta-feira (25) e irá reunir autoridades e representantes de entidades nacionais e internacionais.
“O selo designa a qualidade do produto fabricado em determinado lugar. Além disso, valoriza a história, a cultura e as tradições do saber fazer local. São fatores que são associados à imagem do produto e agregam valor, abrem novos mercados, ampliam a renda, o emprego e a autoestima de seus produtores”, ressaltou o gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Paraíba, Fernando Ronaldo Araújo.