A magia do bolo de aniversário
Você já parou para se perguntar por que todo mundo comemora o aniversário cortando um bolo com velas em cima? Na Grécia Antiga, 1 vez por ano os gregos preparavam bolos brancos e redondos (feitos com farinha de trigo e leite) para representar a Lua Cheia. Sobre estes bolos eram acendidas 13 velas (que simbolizavam as 13 luas cheias que acontecem ao longo do ano) e ele era deixado no altar da Deusa da Lua, a grande Ártemis, para celebrar e agradecer todas as bençãos, dádivas e proteção oferecida por elas, simbolizando o fim de um ciclo e o início de um novo.
Este ritual foi trazido para a vida cotidiana na celebração da passagem de ano de uma pessoa para pedir à deusa que abençoasse a vida dela. Com a conquista de Roma e a expansão do império, este costume se espalhou pelo mundo. Pense em um bolo de aniversário. Ele fica no centro da mesa e da festa. Todos ficam perto e a festa só acaba quando ele é cortado.
Neste momento, todos formam um círculo (olha aí outro símbolo mágico oculto) e começam a cantar e bater palmas para o aniversariante (uma prática ritualística de elevar o poder). O bolo irá concentrar e cristalizar em si toda a energia presente nas palavras cantadas e nos sentimentos de cada uma das pessoas presentes naquele momento.
Ao desfrutar de um pedaço do bolo, o aniversariante e os convidados estão absorvendo e se nutrindo, fisicamente e espiritualmente, das energias presentes naquele alimento. O bolo irá funcionar transformando cada pessoa de dentro para fora, atuando no subconsciente e na aura. Também irá funcionar como uma conexão entre todos os presentes, fortalecendo os laços de união e carinho.
Desta forma, os bolos de aniversário simbolizam uma forma moderna da magia dos alimentos que foi perpetuada ao longo dos séculos. Então, no dia do seu aniversário, celebre esta data tão especial através desse ritual simples que carrega uma força ancestral.