A importância da RURALTUR
Palestras, rodadas de negócios, mais de 400 expositores da Paraíba e Brasil, atrações culturais e visitas técnicas marcaram a 18ª edição da Feira de Turismo Rural do Brasil, a RURALTUR.
Um dos destaques foi a visita técnica à cidade de Areia, no Brejo paraibano. Os participantes puderam conhecer o museu do Brejo, a comunidade Chã de Jardim, o restaurante Vó Maria e o Sítio Casa de Vó.
Para o presidente da Fecomércio PB, Marcondes Gadelha, a RURALTUR vai proporcionar um enriquecimento do interior. “É saber que temos não só o Litoral, mas o Brejo, o Sertão, temos todo o estado da Paraíba”, aponta.
“Estão presentes na feira os estados do Nordeste e de outras regiões trazendo uma grande contribuição para o debate sobre turismo rural. Este é um segmento que está crescendo e pode crescer ainda mais”, acrescenta Joaquim Cartaxo, Superintendente do Sebrae Ceará.
Já a pesquisadora de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Gilma Gonzales, destaca as diferenças que acrescentam. “É como uma fertilização, a gente vem com nossos valores e encontra aqui outros diferentes, mas que chegam para somar com os nossos”, diz.
Márcia Martins, diretora-executiva da Associação do Circuito do Ouro em Minas Gerais ressalta o fomento da atividade turística enquanto geradora de renda para o local. “Acho maravilhoso, primeiro pela relação da comunidade turística, conseguindo compreendê-la como fator de desenvolvimento econômico e social”, completa.