A Grande Mesquita de Abu Dhabi
Muitas coisas nos Emirados Árabes Unidos são de impressionar qualquer visitante; os Emiratis não poupam esforços nem verbas na hora de bater recordes mundiais, e principalmente nas áreas de arquitetura e construção, os Emirados lideram a lista.
Já Abu Dhabi, a capital do EAU, não fica atras, e tem como sua principal construção megalomaníaca: a Grande Mesquita Sheik Zayed.
Não é que ela seja a maior mesquita do mundo, não é isso, mas suas estatísticas são de impressionar:
A mesquita é toda construída de mármore branco e ouro amarelo, e custou mais de meio bilhão de Dólares para ser construída ao longo de 10 anos.
Eles também possuem o lustre mais caro do mundo, feito sob medida na Alemanha, com mais de 40 quilos de ouro 24 quilates maciço e cristais Swarovzky.
E sem falar no tapete, o maior e mais pesado do mundo, que utilizou o trabalho de mais de 2 mil artesãos que ao longo de 2 nos, pontearam cada nó do carpete, a mão.
O interior da mesquita é tao impressionante quanto seu exterior, pela suntuosidade e tamanho, e claro que tem excesso de riqueza que exala por todos os cantos!
O chão, também de mármore branco, também é decorado com mosaicos em pedras semi preciosas (outro recorde superlativo pra mesquita: seu piso externo leva o titulo de maior mosaico do mundo!).
Para entrar nao custa nada, a visitação é completamente franca e de graça, mas é preciso obedecer certas regras de comportamento e vestuário.
Desde sua inauguração em 2007, a mesquita tem se tornado o principal simbolo turístico do país, atraindo milhões de turistas todos os anos,inclusive do grupo de paraibanos via CVC Viagens Paraíba.