Dois Africanos
Quem disse que hip hop não se mistura com samba, funk ou até mesmo com o forró tradicional? O que parece ser difícil de acontecer é visível nos shows dos “Dois Africanos”, cantores que moram no Brasil desde o ano passado. A base artística da dupla é a Paraíba, palco de gravação do segundo videoclipe dos músicos, nesta quinta-feira (10). O trabalho destaca a música “Primeiro Passo”, que mostra a presença dos ritmos africanos na cultura brasileira.
Essa é uma realidade percebida pelos “Dois Africanos” logo que eles chegaram ao Brasil. Opai Bigbig, natural de Benim; e Izy Mistura, do Togo (que formam a dupla) identificaram elementos da música africana nos ritmos brasileiros e resolveram focar nesse estilo. Nos shows da dupla, o hip hop deixa de ser aquele já conhecido pela maioria dos brasileiros e passa a receber elementos diferenciados do samba, funk, pop, forró e dance music, a exemplo da música “Está Calor”, disponível no Youtube.
Aliás, outras duas músicas da dupla estão presentes no canal do Youtube: “Sou de Lá” (primeiro clipe dos “Dois Africanos” e “Primeiro Passo”, que terá o clipe gravado nesta semana. A dupla é conhecida, também, por fazer um hip hop de mensagens positivas, não apenas de denúncia; e por mostrar ao público brasileiro que a África tem muito mais do que cenários de miséria e necessidades sociais, como se propagam pelo mundo.
Além da Paraíba, os “Dois Africanos” já se apresentaram nos estados de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. O lançamento oficial do primeiro CD da dupla, com 12 músicas, será em dezembro deste ano, em João Pessoa.