Viagem a Portugal
Maria João, a Embaixatriz dos brasileiros e paraibanos em Portugal mais uma vez vem dando um show de receptividade, atenção e dedicação aos amigos que recebe, deixando seus muitos afazeres profissionais e diplomáticos para poder nos acompanhar pessoalmente nos passeios que ela programou. Isso tudo que ela faz se chama CARINHO, pois Maria é um verdadeiro exemplo de ser humano que sabe valorizar o significado da palavra AMIZADE, dando-se ao máximo às pessoas que realmente gosta e sabe e tem certeza que o mesmo sentimento é retribuído a ela. Com todas essas palavras sobre Maria João, o nosso segundo dia em Portugal não poderia ser diferente e mais uma vez superou as espectativas. Nesta terça fomos conhecer a região sul do Algarve, que fica a aproximadamente 300km de Caiscais – onde estamos – e é conhecida pelas suas praias, resorts e eventos noturnos, além de ser a zona turística mais cara de Portugal. No caminho para Algarve, paramos para almoçar no município de Monte Gordo, num restaurante tradicional chamado O Infante. Lá, conhecemos também outro grande amigo de Maria, o construtor Rogério Santos, que almoçou com a gente e nos sugeriu os pratos típicos, entre eles as Plumas de Porco Preto, que é enorme e muito delicioso. O brinde foi com um vinho branco esporão – uma delíciaaaaa!
Em nosso terceiro dia em Portugal, nossa anfitriã-mor, a querida Maria João Jardim proporcionou a este editor e Humberto Arruda uma programação inesquecível. Almoçamos num local deslumbrante, passeamos e fomos conhecer à noite uma legítima casa de Fados. Para iniciar, encantamento é a melhor palavra para definir o almoço na tarde da quinta passada no Hotel e Restaurante Fortaleza do Guincho, um belo forte de época que se transformou num hotel e restaurante de luxo. Nas orlas de Portugal existem muitos faróis e fortalezas e o governo autoriza seu uso para outros fins, tudo para que sejam preservados. Até um condomínio residencial está sendo construído dentro deles, algo comum na Europa e totalmente proibido no Brasil. A Fortaleza do Guincho é um excelente exemplo dessa prática, que uniu os serviços de hotelaria num belo forte localizado na orla de Caiscais. Quem vai lá sente-se recuar no tempo e vive uma experiência única, tanto para quem se hospeda, quanto para quem vai apenas ao restaurante, o que foi nosso caso. O restaurante segue o estilo de decoração da época, oferecendo qualidade e muito conforto, tudo aliado a um projeto de readaptação ao patrimônio histórico, tirando proveito de uma localização privilegiada, permitindo o contato direto com o mar através de grandes panos de vidro. O serviço é impecável, com um atendimento classe A e um cardápio internacional, onde além da excelente gastronomia, a apresentação dos pratos é perfeita. Tivemos o prazer de conhecer duas paraibanas que residem em Washington DC, que se encontravam na cidade e são amigas de Maria João, no qual ela fez questão de convidá-las também para nosso almoço. Foi uma tarde muitas lembranças e boas gargalhadas.
Seguindo nosso maravilhoso passeio em terras portuguesas decobrimos lugares belíssimos, como foi o caso do Malveiro da Serra, uma serra com muitas casas e paisagens deslumbrantes até a chegada no Cabo da Roca, um dos pontos turísticos mais visitados de Lisboa e que se encontra a 144m de altura. Esse é o ponto mais mais ocidental do continente europeu e tem como frase famosa: “Onde a terra acaba e o mar começa”. Lá mesmo, num restaurante panorâmico, tomamos umas taças de vinho do porto e retornamos para o hotel, afinal, à noite haveria mais programação. E a escolha noturna foi a Casa de Fado Sr. Vinho, um restaurante típico português localizado em Lisboa, no bairro da Lapa, e que oferece belas apresentações do verdadeiro fado. Mais uma vez tivemos a oportunidade de degustar outros pratos típicos do país e experimentar como sobremesa os verdadeiros pastéis de Belém, tudo ao som de muito Fado. E também lá tivemos a alegria de reencontrar outro amigo paraibano, Renatinho von Sohsten,que atualmente reside e trabalha em Lisboa.Mais uma vez foi tivemos um dia inesquecível em Portugal. Muito bom mesmo!