Aniversário dos 100 anos do Jornal O Norte
O SEGREDO DOS 100 ANOS
Uma pergunta que insiste no ar. Como chegar aos 100 anos ? No caso dos humanos, conseguimos passar dessa idade e como mamíferos, somos os que vivemos mais tempo. A nossa longevidade máxima é de 120 anos, mas varia muito de local para local. E no caso de um jornal? Qual o segredo para permanecer tanto tempo informando? O jornal O Norte conseguiu essa façanha, completando no dia 07 de maio DE 2008 seus 100 anos de verdade, com muitas, aliás, muitíssimas histórias para contar. E o segredo é simples: quando se trabalha com ética, responsabilidade, harmonia e a vontade de passar por cima dos obstáculos, consegue-se sobreviver todos esses anos. O Norte nasceu, cresceu, passou por dificuldades e hoje está aí, firme e forte. Este editor, que faz parte da história recente do jornal, sente-se honrado poder contar um pouquinho dessa bela história de sucesso.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Fundado no dia 7 de maio de 1908, em João Pessoa, quando ainda se chamava Parahyba, pelos irmãos Oscar Soares e Orris Eugênio, o jornal O Norte já surgiu grande, dentro de padrões jornalísticos modernos para o período, ou seja, com boa qualidade gráfica e textual, revolucionando a imprensa com o inovador sistema de impressão offset. Seu lançamento foi uma festa na cidade e os primeiros exemplares esgotaram-se em minutos, sendo noticiado até pelo concorrente direto da época, o jornal “A União”, hoje o jornal mais antigo ainda em circulação na Paraíba. Nos seus primeiros 50 anos o jornal encontrou períodos de dificuldade: passou por crises financeiras e por três vezes foi fechado e reaberto por motivos políticos. No ano de 1954 O Norte é comprado pelo grande paraibano Assis Chateaubriand e passa a integrar os Diários Associados e nunca mais deixou de circular, chegando até os dias atuais, onde é administrado pelos Associados Paraíba, tendo à frente o Superintendente Cecílio Fonseca, que adotou em sua administração, juntamente com Augusto Correia Lima, Diretor Comercial, uma postura mais dinâmica e eficiente, resultando no sucesso que é hoje o nosso jornal O Norte.
A FESTA DOS 100 ANOS
E para uma data tão importante,nada melhor que as homenagens. E foi isso que a Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba e a Câmara Municipal de João Pessoa fizeram. Em uma sessão conjunta no Auditório Sergio Bernades do Tropical Tambaú, homenagearam os 100 anos do O Norte, tendo como presenças na mesa de honra o Governador Cássio Cunha Lima, Joezil Barros, dos Associados Pernambuco, Aguinaldo Ribeiro(PP),o autor da propositura pela Assembléia Legislativa, o arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, o pastor da Primeira Igreja Batista, Estevam Fernandes, além de representantes dos poderes legislativo e judiciário. Durante a sessão solene, os convidados contaram com a apresentação do coral dos Associados Pernambuco e com a performance do escritor e poeta popular Jessier Quirino, que arrancou aplausos de todos. Logo em seguida, no Salão Paraíba, também no Hotel Tambaú, aconteceu a festa propriamente dita, organizada pela Comissão dos 100 anos, tendo a colunista Goretti Zenaíde na coordenação geral. O local foi decorado com nosso artesanato, tornando o coquetel e o jantar ainda mais agradável. Um dos destaque no cardápio foram as delícias do Sushi Bessa, de Mano e Tina Franco, que montaram uma enorme mesa de sushis, degustada até pelo Governador. A festa contou com a presença de publicitários, políticos, empresários e socialites, onde juntamente com os dirigentes dos Associados Paraíba brindaram os 100 anos ao som do grupo Nossa Voz, que deu um show! Confira agora alguns registros inesquecíveis da grande noite.